Quando o título, a pagar ou a receber, possui retenções e é efetuada a baixa, o sistema irá reter o imposto, apropriando-o na conta do plano financeiro parametrizada para tal processo.
Esta é uma funcionalidade que ocorre de forma automática e o respectivo artigo irá demonstrar como configurar a conta do plano financeiro requisitada, para apropriar a retenção do imposto desejado.
Pré-requisito:
Para o usuário poder realizar a parametrização, será necessário que o mesmo esteja autorizado no Módulo Apoio - ações 1187, 1190 e 1192 (Acessar: Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário).
Passo a passo:
- Acesse: Apoio > Impostos > Cadastros;
- Identifique o imposto através dos filtros e clique botão "Consultar". Em seguida, clique no lápis;
- Em "Plano Financeiro para Retenções", indicará a conta do plano para o Módulo Contas a Pagar e para o Módulo Contas a Receber.
4. Salvar a tela para confirmar as alterações.
Atenção!
No campo "Contas a Pagar" serão permitidas contas do plano financeiro de receitas ou contas de despesas com a flag "Redut." marcada.
No campo "Contas a Receber" serão permitidas contas do plano financeiro de despesas ou contas de receitas com a flag "Redut." marcada.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!