Sim, é possível fazer a importação dos valores diretamente do site do Banco Central. Neste artigo veremos como isso é possível.
Pré-requisito
O usuário precisa ter as permissões para a ação. Estas permissões serão concedias em: Segurança/ Autorizações / Usuários / Ações do Usuário
Consultar as ações relativas ao Indexador e Autorizar
Parâmetro 1174 autorizado
Segurança / Administração / Parâmetros
Passo a passo
Atenção! Na rotina de cadastro de Indexador, precisa preencher o campo Código da Série BCB, para que no momento da importação do indexador, o sistema faça a importação corretamente dos valores. Os códigos das séries podem ser obtidos no site do Banco Central do Brasil, digitando o nome da série no campo "Pesquisa textual (nome da série)". Acesse Consultar o código BCB no site do Banco Central
Passo a passo para cadastrar os Valores dos Indexadores
1. Acessar Apoio / Indexadores / Valores dos Indexadores
2. No campo Parâmetros da Consulta, pesquisar o Indexador para serem importados os valores
3. No campo Importação de Valores de Indexadores, escolher a data da busca dos valores, informar o valor inicial e Importar Valores do Banco Central
Atenção! Essa função só se aplica para caso de cadastros de Novos Indexadores, que não tenham nenhum valor cadastrado no sistema.
Nota! No campo Valor inicial do Indexador, o valor sempre será 1, independente se o modo de correção esteja preenchido como Valor ou Percentual, lá no momento do cadastro do Indexador. Após os próximos percentuais, o Sienge irá calcular o valor automaticamente.
Dica! Recomendamos que faça a importação de indexadores sempre considerando um período próximo ao que será necessário para utilização do sistema, evitando trazer valores de indexadores muito antigos que não serão utilizados. Porém, se desejar trazer um período longo para ter todo o histórico do indexador, não devemos importar valores anteriores a 1995, pois nesses períodos a moeda corrente do Brasil era diferente do Real (R$) e com isso os reajustes dos indexadores apresentados não representariam a realidade para a moeda atual.
Assim você poderá importar valores de novos indexadores com um período longo, diretamente do Banco Central. E já poderá utilizar o indexador para correção monetária de contratos/títulos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!