O sistema Sienge possui diversos Parâmetros de Configuração com distintas funcionalidades e abrangências, disponíveis em Segurança / Administração / Parâmetros. Em alguns casos, pode ser necessário rastrear a alteração de algum parâmetro, o valor anterior ou o usuário que realizou a edição.
Dessa maneira, o atual artigo irá demonstrar como visualizar a alteração de parâmetros do sistema. Para isto, siga as orientações abaixo.
Pré-requisito
Para que o usuário possa gerar a auditoria e identificar a alteração, será necessário que o mesmo esteja autorizado no Módulo Segurança - ações 11, 12 e 686 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuários).
Passo a passo
- Acesse: Segurança / Administração / Auditoria do Sistema;
- Indique o período no qual houve a alteração, expanda os "Parâmetros Avançados" e preencha os campos detalhados abaixo e posteriormente em Visualizar;
"Entidade" - opção ESIEPARAMETROWEB;"Campo" - opção CDPARAMETRO;
"Conteúdo" - digite o código do parâmetro a ser auditado. - Após clicar em visualizar, caso tenha sido feita uma alteração no parâmetro auditado, no período pesquisado, será gerado um relatório com o detalhamento das alterações. Serão apresentadas informações como: data da alteração, quem alterou e a ativação ou desativação do parâmetro;Em vermelho: usuário que alterou;
Em verde: quando ocorreu a alteração;
Em azul: o parâmetro indo de ativo (S) para inativo (N).
Nota!
Este artigo foi exemplificado através do parâmetro 270. É de extrema importância que indique o código do parâmetro desejado.
Dica!
Dependendo do parâmetro, existem outras opções de valor que não são apenas "Sim" ou "Não". Neste caso, caso haja dificuldade de interpretação da auditoria, entre em contato com o Suporte Sienge e solicite auxílio.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!