Quando ocorre de um indexador ter seu percentual negativo, ao cadastrar esse valor no sistema, todos os títulos que estão sendo corrigidos por este indexador, terão seus valores diminuídos, por conta da deflação. Neste caso, a empresa pode optar por repassar essa deflação aos clientes ou não. Neste artigo veremos como realizar o cadastro do valor do indexador para os casos acima mencionados.
Pré-requisito
Acesso à rotina: Apoio / Indexadores / Valores dos Indexadores
Ações 962, 964, 963 autorizadas em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário
Passo a passo
A primeira opção é cadastrar o percentual negativo do indexador na base do sistema. Para esta situação, todos os títulos com correção mensal que são corrigidos por este indexador, terão seu valor diminuído, respeitando a retroatividade do mesmo.
Acessar a rotina: Apoio / Indexadores / Valores dos Indexadores
Vai informar o percentual negativo, no exemplo abaixo -0,95 e Salvar
Caso a empresa opte em não aplicar a deflação, no momento do cadastro do valor do indexador tem duas maneiras:
1- Cadastrar o valor 0 (Zero)
2- Repetir o valor do último indexador
Desta forma, o valor da parcela não sofrerá redução no valor, ficará com o mesmo valor da última parcela. Válido somente para títulos com correção mensal.
Atenção! Para contratos com correção anual temos um parâmetro que define se haverá correção negativa, para isso, sugiro a leitura o artigo:
Nota! Sempre respeitando a retroatividade do indexador! Em caso de dúvida, sobre a retroatividade, indicamos o seguinte artigo:
Retroatividade do Indexador : Sienge Plataforma
Esperamos que este artigo tenha ajudado!