O que significam os campos na configuração de cobrança escritural?



Este artigo apresenta orientações sobre os significados de alguns dos campos na configuração da cobrança escritural.

 



Pré-requisito 


  • Ter uma conta corrente cadastrada e inicializada no sistema em Apoio > Contas correntes > Cadastros. E utilizar a cobrança escritural para geração de boletos no Sienge. 



 

Passo a passo


1- Para acessar os campos na configuração da cobrança escritural, você deve seguir: Apoio > Contas Correntes > Cadastro > Aba Cobrança Escritural.


2 - Após escolher o Layout do Banco, serão exibidos campos com as seguintes informações: Informações Gerais, Parâmetros da Conta, Acréscimos/Descontos, Boletos e Arquivo de Remessa.



 


2.1 -  A seguir, veremos a explicação detalhada de campos na configuração da cobrança escritural.



 * Informações Gerais:

Sequencial do nosso númeroNúmero sequencial utilizado na formulação do Nosso Número. Este valor é incrementado automaticamente a cada geração de remessa, e precisa seguir a ordem sequencial do banco. 


Nota! Caso ao iniciar a configuração da cobrança o banco não tenha informado um número, pode iniciar com o número 1. 


Dias a mais para baixa na Cobrança Escritural: Número de dias que o sistema define a mais como data da baixa, a partir da data informada pelo banco (data da baixa que consta no arquivo retorno). Campo numérico. Ex.:Se informar o número “1”, e receber no dia 10, o sistema baixa a parcela no dia 11.


Usar informações do título para juros, multa e desconto: Se marcado, utiliza os valores informados no cadastro do título aba “Acréscimos & Seguros”. Se algum dos valores estiver vazio 

ou zerado, o campo correspondente desta tela será utilizado.



* Parâmetros da Consulta:

Código do Beneficiário (Cedente ou Convênio): É um identificador único atribuído a um cliente por uma instituição financeira ou empresa para facilitar a identificação em transações e operações financeiras.


Espécie do Título: Refere-se ao tipo de documento que está sendo utilizado para a cobrança, como por exemplo: Boleto Bancário, Duplicata, Nota Promissória ,entre outros. Essa configuração é importante para definir as regras da cobrança. Porém a mais comum de utilizar é a Duplicada Mercantil.


Carteira: Campo numérico. Número da carteira de cobrança que a empresa opera no banco.


Emitir boleto: Se o banco emitir o boleto, ele é responsável por imprimi-lo e por processar o registro. Se o cliente emitir o boleto, o banco fará somente o processo do registro.



* Arquivo Remessa:

Sequencial da Remessa: É um número único que identifica cada envio de cobrança ao banco, ajudando a organizar e rastrear as remessas de boletos. Por padrão, todas as remessas tem que ser sequenciadas.





Atenção! Os parâmetros foram estabelecidos pelo banco e devem ser preenchidos conforme o Layout providenciado por ele. Parte dessas informações é fornecida pela agência.


Dica! As instruções para preenchimento dos campos, também podem ser visualizadas, ao adicionar o mouse em cima da letra i na cor azul.




Nota! Esta configuração é feita na tela nova no módulo Apoio / Contas Correntes / Cadastro.





 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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