Você verificou que uma movimentação precisa ser alterada no sistema, porém, ao tentar efetuar essa alteração, o sistema apresenta a mensagem de lançamento já conciliado? Neste caso será necessário desfazer a conciliação.
O processo de desconciliar um movimento irá possibilitar alterações e até mesmo exclusão de movimentações e baixas.
Passo a passo
Para executar essa ação, é necessário acessar Financeiro / Caixa e Bancos / Conciliação Bancária / Manual.
Atenção! Independente da forma na qual o lançamento foi conciliado, seja por conciliação digital, extrato OFX ou Manual o processo de desconciliar sempre será pela Conciliação Manual.
- Preencha os parâmetros de consulta com empresa, conta corrente e data da conciliação (caso tenha muitas movimentações na conta corrente, preencha o campo período das movimentações com a data no qual o lançamento foi baixado no caso de títulos ou criado nos casos de movimentações do caixa e bancos) para localizar a movimentação para desconciliar.
- Após consultar, caso o caixa da empresa esteja aberto o sistema apresentará uma mensagem informativa no qual sugere que caixa da empresa esteja fechado para realizar a conciliação, você pode optar por continuar a operação ou realizar o fechamento do caixa.
- A seguir, localize a movimentação na seleção de movimentos, desmarque a seleção e clique em Salvar.
Atenção! Caso você necessite verificar se a movimentação está de fato sem conciliação, acesse o relatório de extrato de contas em Financeiro > Caixa e Bancos > Relatórios > Extrato de Contas, no período em que o lançamento ocorreu e verifique a coluna do relatório “Conciliação”. Para mais informações, acesse o artigo: Como faço para ver a data de conciliação no relatório de extrato de conta?
Nota! Se você já executou o passo a passo descrito acima, já desconciliou o movimento e mesmo assim o sistema continua exibindo a mensagem informando que continua conciliado, verifique as contas mútuo.
Se o título é de uma empresa e a conta da baixa pertence à outra empresa, o movimento deve estar conciliado nas duas contas mútuo envolvidas.
Na tela Conciliação bancária manual, desfaça a conciliação na conta mútuo da empresa dona do título, e posteriormente na conta mútuo da empresa dona da conta corrente.
Assim, posteriormente, conseguirá excluir a baixa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!