Veja no passo a passo abaixo como localizar o título ou movimentação na conciliação bancária.
Pré-requisito
Certifique-se que você tenha as autorizações necessárias para acessar a tela de Conciliação Bancária Manual. Caso não tenha o acesso, solicite ao usuário com perfil de administrador que realize as devidas autorizações para você. Para saber mais, acesse: Como autorizo um usuário para efetuar a conciliação bancária manual?
Passo a passo
Preencha os campos: Empresa, Conta Corrente e Data da conciliação que deseja consultar ou realizar a conciliação bancária.
Para facilitar a localização do título ou movimentação, utilize os campos dos Parâmetros da Consulta presentes na tela de Conciliação Bancária Manual, sendo eles:
- Período das movimentações: O sistema irá filtrar os títulos baixados no período informado, e no caso de movimentações (criadas em Caixa e Bancos) a data do cadastro da movimentação.
Dica! Caso você não tenha certeza da data em que o título foi baixado ou a data que a movimentação foi criada, deixe esse campo em “branco”.
- Valor: O sistema irá filtrar pela faixa de valor informada.
- Origem: O sistema irá filtrar pela origem das movimentações, podendo ser Contas a pagar (Títulos de Contas a Pagar), Contas a receber (Títulos de Contas a Receber), Caixa e bancos (Movimentações) ou Todos.
- Apresentar: Informe quais movimentos devem ser apresentados, Apenas movimentos conciliados (caso esteja realizando uma consulta), Apenas movimentos não conciliados (caso ainda não tenha realizado a conciliação do movimento) ou Todos.
- Período das movimentações: O sistema irá filtrar os títulos baixados no período informado, e no caso de movimentações (criadas em Caixa e Bancos) a data do cadastro da movimentação.
Para facilitar a localização do título ou movimentação na seção Seleção de Movimentos, clique no botão localizar para habilitar outros campos de pesquisa, como Data do movimento, Documento, Número do documento e Valor do movimento.
Ao preencher os campos da opção localizar movimentos e clicar em localizar, o título ou movimento ficarão em destaque na tela.
Dica! No relatório extrato de contas (Financeiro > Caixa e Bancos > Relatórios) é possível validar na coluna “Conciliação” se o movimento está em aberto ou se já foi conciliado.