Caso necessite registrar a entrada de valores em conta corrente que não é referente a um recebimento de cliente, você pode fazer uma movimentação avulsa de recebimento.
As movimentações avulsas de recebimento normalmente são usadas em lançamentos na conta corrente sem vínculo com cliente, exemplo: registrar um aporte de capital, empréstimos ou resgate de aplicação.
Atenção! É recomendado que o recebimento de clientes seja feito em um título a receber e realizada uma baixa para registrar o recebimento.
Pré-requisitos
- Conta corrente da operação já ter sido cadastrada.
- Usuário ter acesso à tela de Caixa e Bancos / Movimentações.
Passo a passo
1. Para criar uma movimentação avulsa, é necessário acessar a tela de Caixa e Bancos / Movimentações e clicar em Novo;
2. Ao abrir a tela de uma nova movimentação, será preciso escolher o tipo de Operação 1 – "Recebimento" e, também, o Histórico 14 – Recebimento (ou outro que melhor atender), conforme tela abaixo.
- Além de preencher os outros campos obrigatórios como Empresa da conta corrente, a conta corrente que irá receber os valores, a data da entrada do valor na conta, Documento escolhido da movimentação, Número de Documento e Valor;
3. Como se trata de uma entrada de valor (receita) é obrigatório também informar o Centro de Custo e o Plano Financeiro do lançamento. Clique em Adicionar para inserir os dados e depois clique em Confirmar;
Atenção! Vale lembrar que não é possível registrar uma Receita sem informar Centro de Custo e Plano Financeiro.
4. Depois com todos os dados inseridos, só clicar em Salvar ao final da página para gravar o lançamento da movimentação.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!