Este artigo objetiva explicar o conceito do "saldo atual" na seleção de movimentos da tela de Conciliação Bancária Manual.
Pré-requisito
O usuário necessita de permissão no módulo Caixa e Bancos através das ações 1173 e 1424 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário).
Passo a passo
- Acessar Financeiro / Caixa e Bancos / Conciliação Bancária / Manual, preencher os filtros obrigatórios e clicar em Consultar;
- Conforme o exemplo, a data de conciliação preenchida foi dia 27/12/2022, sendo assim, o relatório trará as informações no campo de seleção de movimentos de acordo com o que foi conciliado ou não, olhando para a data 27/12/2022;
O campo Seleção de Movimentos, traz os seguintes dados:Saldo do dia anterior: Saldo conciliado do dia anterior.
Débito: Valor total de débitos conciliados no dia.
Crédito: Valor total de créditos conciliados no dia.
Saldo Atual: Saldo anterior + crédito - débito = saldo atual conciliado.
- Para poder verificar os valores apresentados na Seleção de Movimentos, acesse: Financeiro / Caixa e Bancos / Relatórios / Extrato Conciliado. Preencha as informações obrigatórias de acordo com o filtro aplicado na tela de Conciliação Bancária e clique em Visualizar;
- Neste exemplo, a análise do relatório e do campo seleção de movimentos ficou deste modo:
Em AZUL: Saldo do dia anterior
Em VERMELHO: Débito (Valor total de débitos conciliados no dia).
Em VERDE: Crédito (Valor total de créditos conciliados no dia).
Em AMARELO: Saldo Atual (Saldo anterior + crédito - débito = saldo atual conciliado).
Dica! Na situações onde todos os lançamentos da conta corrente estão conciliados, e na tela de Conciliação Bancária for inserida a data da última conciliação, o "saldo atual" pode coincidir com o saldo da conta.
Mas quando há movimentos sem conciliação ou a data inserida não corresponda a última conciliação os valores não serão correspondentes.
Para consultar o que a diferença entre o que está conciliado ou não no Sienge, consulte o passo a passo neste artigo: Como faço para verificar o que falta ser conciliado em uma conta corrente?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!