O orçamento empresarial é uma ferramenta desenvolvida para controlar e medir a saúde financeira da empresa. Nesse artigo, iremos abordar como realizar o bloqueio no orçamento empresarial, para que os valores comprometidos não ultrapassem os valores orçados.
O orçamento empresarial é efetuado através das contas do plano financeiro, cujo as mesmas são utilizadas na apropriação de lançamentos. Com o intuito de possuir maior controle financeiro para que o comprometido não ultrapasse o orçado, é necessário ativar o controle por Orçamento Empresarial no Contas a Pagar e Suprimentos
Pré-requisito
Conter um Orçamento Empresarial por centro de custo e/ou departamento.
Para o usuário realizar a configuração, precisará estar autorizado no Módulo Segurança (ações: 11, 12 e 686) e Módulo Orçamento Empresarial (ações: 906, 908, 8685 e 8686).
As autorização devem ser concedidas em: Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário.
Passo a passo:
1 - Acesse: Segurança / Administração / Parâmetro;
2- Consulte o parâmetro 872 através do campo "Código", clicando no lápis para editar;
3- Seleciona a opção "SIM";
Dessa maneira, o sistema passará a considerar o orçamento empresarial para inserção de títulos a pagar, ou seja, qualquer operação que crie um título a pagar no Contas a Pagar (pedido de compra, contrato, medição, etc.), será validada se possui valor orçado para a apropriação financeira no período.
4- Acesse o cadastro do orçamento empresarial, em: Suporte à Decisão / Orçamento Empresarial / Orçamento Empresarial e consulte o orçamento cadastrado, editando- através do lápis;
5- Na aba "Bloqueio Financeiro", marque a flag "Habilitar Bloqueio Financeiro" e escolha o período a ser considerado. Salve as alterações.
Dica! Você pode marcar a flag "Criação de Titulo ao exceder o bloqueio com pendência de aprovação" caso deseje que o título seja inserido, mas aguarde aprovação, essa aprovação pode ser realizada em Financeiro / Contas a Pagar / Aprovação de Títulos por Orçamento:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!