Para que possamos entender o cálculo da TIR, é importante que saibamos o que ela é: A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero, conforme demonstrado na Figura 1.
Figura 1 - Cálculo do VPL e TIR
OBS: Tendo em vista o alto grau de dificuldade de fazer um tratamento manual do cálculo desejado, abaixo mostraremos como fazê-lo utilizando ferramentas informatizadas.
O valor gerado nos indicadores do cadastro de viabilidade econômica ou na parte de acompanhamento de viabilidade, podem ser verificados utilizando as ferramentas MS Excel ou LibreOffice Calc. Para isso, será necessário gerar um relatório no formato comportado pelas ferramentas, .xls ou .xlsx, abaixo mostramos o passo a passo:
Viabilidade Econômica:
Para a retirada do relatório que tem as informações necessárias, favor seguir o caminho e verificar os destaques na Figura 2. (Suporte a Decisão > Viabilidade Econômica > Viabilidades > "editar a viabilidade" > Indicadores > Botão: "Ver fluxo de caixa completo")
Figura 2 - Indicadores do Cadastro de Viabilidades
Utilizando este relatório, faremos o cálculo com base nos valores que estão presentes na coluna “Total”, penúltima coluna do relatório, e a fórmula será inserida da seguinte forma:
=TIR(Valores; Estimativa), onde os valores são todos os contemplados na coluna supracitada e a estimativa será o valor de 0,1, ou seja 10%.
Conforme apresentado na Figura 3, os valores estão congruentes com os valores gerados no sistema.
Figura 3 - Cálculo feito em ferramenta de planilha eletrônica
Acompanhamento (usamos a coluna "Saldo" para o cálculo):
Para a retirada do relatório que tem as informações necessárias, favor seguir o caminho e verificar os destaques na Figura 4. (Suporte a Decisão > Acompanhamento > Relatórios > Acompanhamento de Viabilidade)
Figura 4 - Indicadores de Acompanhamento de Viabilidade
Utilizando o relatório de Acompanhamento, faremos o cálculo com base nos valores que estão presentes na coluna “Saldo”, penúltima coluna do relatório, e a fórmula será inserida da seguinte forma:
=TIR(Valores; Estimativa), onde os valores são todos os contemplados na coluna supracitada e a estimativa será o valor de 0,1, ou seja 10%.
Conforme apresentado na Figura 5, os valores estão congruentes com os valores gerados no sistema.
Figura 5 - Cálculo feito em ferramenta de planilha eletrônica
Esperamos que este artigo tenha ajudado!