Com este relatório é possível identificar rapidamente títulos que estão apropriados financeiramente, mas não estão apropriados na obra (em um item de Orçamento). Mesmo nas situações em que eles foram apropriados na obra, é possível identificar se os valores estão proporcionalmente corretos. Isso ocorre em títulos que possuem mais de uma obra na apropriação.
Este relatório auxilia também nos comparativos entre o Gerencial Financeiro e de Obras, permitindo um controle maia apurado entre essas duas áreas.
Pré-requisito
Para que a obra seja apresentada para a geração deste relatório ela deve obedecer algumas regras de cadastro, o que pode ser verificado no artigo Por que a obra não aparece nos relatórios "Gerencial de obras" ?
Passo a passo
Documentos: Filtra os documentos associados aos lançamentos. Estes documentos podem ser
de previsão financeira ou conforme as configurações inseridas no módulo APOIO > Documentos.
Neste módulo, são definidas as Informações Gerais e configurações para os módulos “Contas a
Pagar”, “Contas a Receber”, “Contabilidade” e “Fiscal” de um determinado tipo de documento.
Período: Data inicial e final de emissão ou vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de Caixas e Bancos a serem consideradas no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os títulos com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.
Seleção por: Neste campo, iremos informar qual será a data a ser considerada para a apresentação dos valores comprometidos e realizados, de acordo com os seguintes critérios:
- Data de emissão: ordenação de acordo com a data de emissão do documento, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas ou não
no sistema e com data de emissão dentro do período informado. Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de movimento dentro do período informado;
- Data de vencimento/pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas (com vencimento dentro do período informado) e baixadas (dentro do período informado). Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data dentro do período informado.
- Data de Cadastramento: ordenação de acordo com a data em que o lançamento foi
cadastrado no Sistema.
Considerar documentos de previsão ( ): Ao manter esta opção selecionada, serão
apresentados também os títulos de previsão de Pedidos e Contratos, além das previsões
cadastradas diretamente no Financeiro. É importante considerar esses títulos caso queira
comparar com o Comprometido total do Custo por Nível e ao analisar valores pagos e a pagar.
Considerar os valores de descontos e acréscimos ( ): Esta opção habilita a apresentação
do valor líquido do título, isto é, considerando descontos e acréscimos. O que efetivamente foi ou será pago naquele lançamento, considerando os descontos financeiros e acréscimos no momento da baixa.
Descontar os valores de impostos retidos ( ): Ao habilitar esta opção, serão apresentados os valores líquidos de títulos que possuam impostos retidos vinculados. Isto é, o valor dos impostos será descontado do valor bruto do título.
Essa opção, combinada com a anterior, faz com que o relatório apresente os valores líquidos efetivos dos títulos de pagamento. A sua não utilização acarreta valores duplicados. Exemplo: Título de R$ 1.000,00, com R$ 200,00 de impostos com título de guia de imposto gerado. Marcando essa opção serão apresentados R$ 1.000,00, sendo R$ 800,00 do título e R$ 200,00 da guia de imposto. Se não marcar essa opção serão apresentados R$ 1.200,00, sendo R$ 1.000,00 do título original e R$ 200,00 da guia de imposto.
Apresentar credores dos títulos ( ): Por padrão, o relatório apresentará apenas os dados referentes a documento, título, valores e apropriações do título, para facilitar a localização e correção deles. Ao habilitar essa flag, apresentará abaixo de cada título o seu credor.
Apresentar observações dos títulos ( ): Por padrão, o relatório apresentará apenas os dados referentes a documento, título, valores e apropriações do título, para facilitar a localização e correção deles. Ao habilitar essa flag, apresentará abaixo de cada título os dados preenchidos na sua Observação.
Apresentar saldos de adiantamentos e abatimentos apropriados financeiramente para a obra ( ): Serão apresentados os saldos de adiantamentos e abatimentos apropriados financeiramente para a obra.
2. Informações importantes apresentadas no relatório
Documento: apresenta o número do documento e o documento em, para auxiliar na análise
dos valores.
Título: número do título do lançamento no Financeiro.
Data de emissão: Quando esse documento foi emitido, seja pelo fornecedor ou internamente.
Origem: De onde vem o título. Através das siglas apresentadas é possível identificar de onde vem esse lançamento. Algumas das siglas mais frequentes são:
• MO - Controle de Mão de Obra.
• AC - Compras.
• CF - Conhecimento de frete.
• ME - Medições.
• CP - Contas a Pagar.
• GI - Guia de Impostos.
• FE - Frotas e Equipamentos.
% Apropriação do plano: Percentual total da apropriação financeira para a obra selecionada
na emissão do relatório.
Dif. valor apropriado obra: Diferença, em valores, da apropriação.
Total não apropriado financeiramente: valor total dos lançamentos que estão apropriados na obra, mas não financeiramente.
Total não apropriado para obra: valor total dos lançamentos que estão apropriados financeiramente, mas não na obra.
Total da diferença: Diferença em valores entre os dois totais anteriores.
Caso a opção de apresentar os saldos de adiantamentos e abatimentos esteja marcada serão
apresentadas também as informações abaixo:
• Credor: Fornecedor que recebeu o adiantamento.
• Adiantamentos: Valores totais adiantados para o fornecedor.
Total não apropriado para obra considerando saldo adiantamento: Somatório dos valores
que estão apropriados financeiramente, mas não na obra com o saldo de adiantamentos.
Total da diferença considerando saldo adiantamento: Total da diferença de valores
apropriados financeiramente e por obra somado com os saldos de adiantamentos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!