O Módulo “Orçamento Empresarial” permite a realização do planejamento financeiro por centro de custo, por departamento ou por tipo de negócio com base nas contas do plano financeiro. Dessa maneira, não é permitido realizar orçamentos por empresa, projetos, grupos de empresa, etc.
Entretanto, o Sistema Sienge possui a alternativa de unificar 2 ou mais orçamentos e gerar agrupamentos desses orçamentos em um único "ponto focal", visualizando em relatórios os valores orçados e realizados.
Para efetuar este processo de agrupar, será necessário seguir as etapas descritas abaixo.
Pré-requisito
Para que o usuário consiga cadastrar um agrupamento de Orçamento Empresarial deverá estar autorizado no Módulo Orçamento Empresarial, nas ações: 3331, 3329, 3320 e 3330. Autorize, em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.
Passo a passo
- Acesse: Suporte à Decisão / Orçamento Empresarial / Agrupamento, clicando em NOVO;
- Preencha o campo "Descrição", selecione o "Tipo de Orçamento" (centro de custo, tipo de negócio ou departamento) e salve os dados;
- Em seguida, clique na aba "Associação" e adicione os orçamentos desejados, salvando;
Portanto, poderá visualizar seu orçamento agrupado em relatórios, como: Orçamento Empresarial Agrupado e Comparativo Orçamento x Realizado Agrupado. Acessando, em: Suporte à Decisão / Orçamento Empresarial / Relatórios.
Atenção!
Agrupar orçamentos não modificará o valor de seu orçamento, independente do tipo (centro de custo, tipo de negócio ou departamento), já que é uma funcionalidade específica para apresentação de relatórios.
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!