A partir de mudanças implementadas pelos maiores serviços de e-mail existentes (como Google e Microsoft), o mecanismo de envio do Sienge se tornou mais suscetível a ser classificado como SPAM. Para mantermos o envio de e-mails do Sienge dentro dos novos requisitos, foram necessários ajustes que vão mudar a forma de envio de e-mails.
A opção do Sienge de “Usar remetente compatível com SPF” já atende os critérios exigidos. Esta atualização remove a opção da tela e a torna permanentemente ativa. Com o SPF como padrão, o Sienge passa a ter um único remetente, e não mais o remetente do usuário da tela, seja ele definido em um campo específico ou aplicado ao usuário logado.
Para SMTP padrão do Sienge, o remetente não estará visível na tela e o remetente utilizado será interno, como: naoresponder@sistemas.sienge.com.br.
Ao configurar um SMTP próprio no campo ‘Servidor SMTP’, esse remetente deverá ser adicionado na tela com seu respectivo usuário e senha.
O uso de remetente único não significa que as respostas serão direcionadas para um único e-mail, sabemos da importância que as respostas sejam para diferentes usuários conforme o contexto da ação no sistema. Para isso, o Sienge usa um recurso de envio de e-mails chamado: "reply-to”, ou seja, “responda para”.
Esse recurso permite que as respostas sejam enviadas para um e-mail especificado, diferente do remetente padrão, seja ele definido na tela da ação ou na tela de configurações do sistema. Ou seja, as respostas dos e-mails continuarão a ser direcionadas para o mesmo e-mail do usuário do Sienge, independente da alteração no remetente, sendo campos distintos. Abaixo um exemplo desse comportamento:
O Sienge está configurado com o SMTP Padrão do Sienge e da seguinte forma para o envio de boletos:
Como era:
Como fica:
FAQ:
- Já utilizo o Sienge com a opção de SPF ativa, o que muda para mim?
Nesse caso, a flag será removida da tela, não modificando sua configuração original.
Os e-mails de envio de boletos e pedidos de compra, que tem configurações especificadas em tela, por exemplo, passam a respeitar o mesmo mecanismo dos demais
- Hoje efetuo envio de e-mails com meu domínio pelo SMTP do Sienge, como faço para manter meu remetente nos envios?
Essa configuração de envio, mantendo remetente dos envios com o domínio próprio do cliente, só será possível com a utilização de configuração de SMTP próprio, desmarcando a flag 'Utilizar servidor SMTP padrão do 'Sienge Web' e efetuando a inserção do seu SMTP, acrescido de usuário e senha. - Utilizo SMTP do Sienge, mas não utilizo a flag de SPF habilitada, como isso irá alterar meus envios?
O SPF compatível agora será obrigatório, todos os envios feitos a partir de bases configuradas com SMTP Sienge serão feitos a partir do remetente naoresponder@sistemas.sienge.com.br.
A única forma de usar o remetente do seu domínio é utilizando o SMTP próprio.