Quando uma solicitação de contrato é cadastrada o sistema pode exibir esta mensagem caso já exista um contrato com o mesmo número de contrato cadastrado (mesmo que este já esteja cancelado).
Pré-requisito
- O sistema possui uma regra de negócio que só permite um número/código de contrato por Empreendimento.
- Pode existir o mesmo número de contrato para outro Empreendimento da mesma Empresa, só não podendo repetir para o mesmo Empreendimento.
Passo a Passo
1. Ao inserir o contrato de exemplo o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Já existe um contrato com o número. Favor informar um número não utilizado.
1.1 Podemos verificar primeiro se já existe um contrato Emitido ou Cancelado com este número.
Para verificar se já existe um contrato Emitido, vá na tela de Comercial > Vendas > Contratos > Emissão e consulte:
2. Para verificar se já existe um contrato Cancelado, vá na tela de Comercial > Vendas > Contratos > Distratos e consulte:
Neste exemplo encontramos um contrato Cancelado com o mesmo número para o Empreendimento. Contratos cancelados contam como o número de contrato já usado porque o sistema mantém a numeração registrada.
Dica! Neste caso, orientamos que ao cadastrar o novo contrato coloque um caractere diferente, por exemplo: O contrato cancelado é TESTE100, então ao cadastrar o novo contrato podemos colocar como TESTE100/ .
3. Se não encontrar o contrato, pode ocorrer de terem alterado o número do contrato em Comercial/Vendas/Contratos/Emissão, na aba "Alteração de Código", isso faz com que altere apenas o número do contrato na visualização das telas, mas no banco de dados continua o número original e com isso, o sistema não permite a repetição.
Veja também:
Como realizar o cancelamento/distrato de um contrato de venda? : Sienge Plataforma
Como ativo um contrato de venda que foi cancelado? : Sienge Plataforma
Como altero o número de um contrato de venda? : Sienge Plataforma
Esperamos que este artigo tenha ajudado!