O contrato de vendas foi emitido no sistema com mais de um cliente, e com porcentagens para cada um deles, mas você precisa remover um dos clientes, ou fazer alguma alteração na porcentagem, e não sabe como proceder. Assim, segue abaixo as orientações pertinentes!
Pré-requisito
Primeiro explico que o cliente principal será utilizado para gerar relatórios, boletos, além de outras informações no sistema. O cliente principal que será responsável pelo pagamento da(s) parcela(s) do título. Também é possível cadastrar clientes secundários e definir a participação de cada um deles no valor do título cadastrado, na aba Clientes.
Vamos ao pré-requisito, o usuário que for realizar a alteração precisa ter algumas autorizações no sistema, caso não seja administrador, então poderá solicitar ao administrador que acesse Segurança > Autorizações > Usuários > Comercial > colocar o usuário que realizará o procedimento e consultar, depois clicar no lápis de edição e marcar a flag "Permitir a edição de contratos emitidos."
Passo a passo
Para que seja possível as alterações, é necessário que dois parâmetros estejam habilitados dando as devidas permissões.
Deve acessar Segurança > Administração > Parâmetros e no código colocar o número 500, onde deverá clicar no lápis de edição e marcar "Sim", para possibilitar a alteração de dados informativos nos contratos de vendas que possuem baixas ou aditivos.
Como também, deve habilitar o parâmetro 538, consultando o código da mesma forma anterior, e marcar "Sim" para que seja permitido a alteração do cliente principal de um contrato de vendas.
Feito isso, pode acessar Comercial > Vendas > Contratos > Emissão e realizar a consulta do contrato que pretende modificar.
Após consultar, pode clicar no lápis para edição e clicar na aba "Clientes do contrato":
Assim, estará habilitado a possibilidade de alterar as porcentagens de participação, modificar o cliente principal do contrato marcando a flag, e até excluir um dos clientes.
Para conseguir excluir um dos clientes, é fundamental primeiro colocar o que permanecerá com 100,00% de participação e o que será excluído colocar 0,00%, depois basta clicar na lixeira e salvar.
Atenção! Se o contrato estiver com o período contábil bloqueado, as alterações descritas não serão permitidas pelo sistema.
Nota! Outra autorização útil, pode ser a permissão para cadastrar contratos de incorporação, caso o sistema apresente essa mensagem, após clicar em salvar o processo, nesse caso, o administrador tem que acessar Segurança > Autorizações > Usuários > Empresas > consultar a empresa e o usuário e marcar a flag.
Nota! Se precisar alterar o cliente principal e manter o registro do que foi pago por este cliente, temos a opção de Cessão de direitos em Financeiro/Contas a receber/Cessão de direitos/Solicitação.
Esta opção permite registrar solicitações de cessão de direito de clientes atuais do título para outros clientes. É necessário utilizar esta opção quando um cliente realiza a venda de um imóvel ainda não quitado para outra pessoa. Nestes casos todos os termos do contrato, condições de pagamento e/ou parcelas já pagas permanecem inalterados passando a pertencer, a partir da data informada, aos novos clientes.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!