O sistema Gestão de Condomínios permite gerenciar a cobrança de seus condomínios. É possível cadastrar os tipos de fundos (exemplo: ordinário, proprietário, etc.) e os fundos (exemplo: taxa de condomínio, taxa de luz, etc.) que a empresa trabalha.
O sistema permite informar os locatários e proprietários de cada unidade e cadastrar a estrutura do condomínio (associação, condomínio, simples) conforme a necessidade.
Passo a passo
1) O primeiro passo é cadastrar os tipos de fundos utilizados no sistema. Estes são relacionados ao cadastro de fundos em Menu > Comercial > Gestão de Condomínios > Tipos de Fundos, que podem ser criados, clicando em "adicionar".
- Ordinário: pagamentos efetivos do condomínio
- Reserva: pagamentos à título de reserva.
- Proprietários: cobranças realizadas somente dos proprietários das unidades.
- Eventual: cobranças eventuais, como, por exemplo, uma multa.
2) O segundo passo é a criação de fundos, na rotina Comercial / Gestão de Condomínios / Fundos.
Na página fundos, realizamos o cadastro das cobranças que serão feitas aos clientes do condomínio. Para criar um novo fundo, basta clicar no botão novo, informar a descrição e vinculá-lo a um tipo de fundo.
A forma de rateio pode acontecer através da fração ideal da unidade, do valor da área, da quantidade de unidades, ou então, individual.
Pode-se definir também a cobrança, se ela será feita em nome do proprietário, ou do locatário.
Dentro do cadastro de fundos, é obrigatório preencher uma conta do plano financeiro. Esta conta é onde serão apropriados os lançamentos gerados pelo Gestão de Condomínios. O campo Origem permite ao usuário selecionar contas de saída do plano financeiro em que apropriamos as despesas. Isso permite emitir alguns relatórios, como, por exemplo, o relatório Resumo de Resultado.
É possível cadastrar quantos fundos forem necessários.
3) É preciso também cadastrar as unidades do condomínio.
Este é o mesmo cadastro existente para unidades do sistema de Vendas (Comercial > Apoio > Unidades > Cadastros). Para criar uma nova unidade, devemos clicar no botão Novo e registrar as informações da unidade.
Uma informação importante dentro deste cadastro é o de locatários. Através desta página, é informado de qual cliente deve ser feita a cobrança com relação a esta unidade. Através desta opção, devemos selecionar um cliente, data de vencimento do condomínio, e a data de entrada na unidade.
Nota! Para cadastrar um novo locatário, deve-se preencher o campo "Data saída" do locatário anterior.
Atenção! A unidade para ser cadastrada como condomínio, precisa que o centro de custo/empreendimento esteja marcado com a flag de condomínio.
Também no cadastro de unidades é que deve ser informado o proprietário e a data de aquisição da mesma.
Nota! O título no gestão de condomínio será gerado para o cliente com data de aquisição maior, mesmo que tenha cadastrado um proprietário mais recente, mas se a data dele for inferior, será gerado o título com o cliente com data de aquisição superior a ele.
Após o cadastro de tipos de fundos, fundos e unidades de condomínio, pode-se partir para o cadastro de condomínio, que pode ser simples ou compostos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!