Pré-requisito
Para cadastrar o representante legal no cadastro do cliente é preciso que o mesmo seja do tipo "Pessoa Jurídica", desta forma será habilitada a aba "Representante legal" no cadastro do cliente.
Passo a passo
1. Acesse Apoio/Pessoas/Clientes, cadastre um novo cliente ou consulte um cadastro já existente, caso seja do tipo "Pessoa Jurídica" estará habilitada a aba "Representante legal". É preciso que esse representante legal já esteja cadastrado no Sienge em Apoio/Pessoas/Clientes como um cliente. Ao acessar, clique em adicionar, selecione o cliente desejado e clique em "Salvar".
Atenção! Caso o parâmetro 1258 em Segurança/Administração/Parâmetros esteja como SIM, será obrigatório que o representante legal selecionado tenha os campos nacionalidade, data de nascimento e telefone preenchidos em seu cadastro do cliente. Caso não esteja preenchido será apresentada a mensagem:
"Informação: Favor informar os campos nacionalidade, data de nascimento e telefone no cadastro do cliente XXX, para vinculá-lo como representante."
1.1. Para verificar o parâmetro acesse Segurança/Administração/Parâmetros, digite o código 1258, clique em consultar e abra a edição:
O parâmetro tem por finalidade obrigar o preenchimento nas informações nacionalidade, data de nascimento e telefone na vinculação de um representante legal a um cliente. Deverá marcar "Sim" para obrigar o preenchimento das informações do representante legal, marcar "Não" para não obrigar o preenchimento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!