A Tabela de Preços é um documento usualmente utilizado pelos corretores em plantões de vendas, que possuem informações sobre as condições de pagamento utilizadas para cada tipo de imóvel do empreendimento. No Sienge, a Tabela de Preços é utilizada no sistema Pró-Vendas para o cadastro da proposta, que servirá como base para a emissão dos contratos.
Este relatório apresenta as unidades associadas ao corretor assim como suas condições de pagamento de acordo com a tabela de preços.
Passo a passo
1. Acessar a rotina: Comercial / Vendas / Tabela de Preços / Emissão

2. Preencher os campos de preenchimento obrigatório: Empreendimento; Tabela de Preço; Versão; Mês da Tabela; Tipo de Correção e Tipo de Relatório. Selecionar também os Filtros de Unidade e clicar em Emitir.

Nota! Destaca-se também o campo Tipo de relatório, na página de emissão do relatório, com as opções Simplificado, Detalhado e Tipo de imóvel que possibilitam a visualização das informações em três formatos diferenciados.
Atenção! Se no cadastro da tabela de preço Comercial / Apoio / Tabelas de Preço / Cadastro tiver Valor especial para as unidades, o valor a ser considerado na emissão da tabela será o especial.
TIPO DE CORREÇÃO: Na tela de geração de uma tabela de preço, foi criado um campo de seleção chamado Tipo de correção com três seleções:
1. "Não Corrigir os valores " - neste caso o sistema simplesmente utiliza o valor base para realizar os cálculos e dividir entre cada condição de pagamento.
Para empreendimentos com VGV para obter os valores deverá considerar:
1°Valor Unidade: VGV da tabela de preço x Fração VGV da unidade;
2°Valor da condição: Valor Unidade x %Valor Unidade (percentual definido na tabela de preço);
3°Valor da parcela: Total Condição / qtd Parcelas (quantidade definida na tabela de preço).
2. "Corrigir com o valor do indexador da Unidade na data vigente" - neste caso é necessário que seja feita a seleção de um indexador para a correção das unidades com indexador neutro, caso selecione o próprio indexador neutro, o valor base não terá alteração. O cálculo realizado é o valor da quantidade indexada vezes o valor do indexador cadastrado na unidade com retroatividade. Caso não tenha indexador, será utilizado o último valor do indexador cadastrado. Esta forma de emissão da tabela de preço é ideal para os usuários que trabalham com o valor da unidade por quantidade de CUBs, assim, o valor da unidade será a quantidade de CUBs cadastrada no campo quantidade indexada vezes o valor do CUB do mês.
Para empreendimentos com VGV para obter o valor da unidade com correção:
1° Valor Unidade: VGV da tabela de preço x Fração VGV da unidade (considerar todas as casas decimais).
Depois multiplicar pelo percentual do indexador na data atual, considerar retroatividade se houver:
Valor Unidade x valor indexador
3. "Corrigir da data base das condições até a data do mês da tabela" - neste caso é necessário que seja feita a seleção de um indexador para correção das condições de pagamento com indexador neutro, caso selecione o próprio indexador neutro, o valor base não terá alteração. Este cálculo utilizará a variação percentual do indexador entre a data base informada no cadastro da condição da tabela de preço e a data do mês da tabela com retroatividade. Este cálculo é o mesmo utilizado pelo financeiro:

A divisão entre o valor do indexador entre as duas bases é igual o percentual de reajuste do período.
Para tabelas com VGV para obter os valores das condições de pagamento e depois obter o valor total, será o seguinte cálculo:
1° Valor Unidade: VGV da tabela de preço x Fração VGV da unidade (considerar todas as casas decimais);
2° Valor total da condição: Total Condição = Valor Unidade × %Valor Unidade
Pegar o valor da unidade e multiplicar pelo % do valor da unidade da condição da tabela:

3° Total da condição com correção: Corrigir cada condição conforme a data base da condição da tabela, considerando retroatividade do indexador se houver:
(Total Condição × vl Data Calculo) ÷ vl Data Base
4° Valor da parcela: Dividir o total da condição com correção pela quantidade de parcela definida na tabela:
Valor Parcela = Total Condição com correção / qtd Parcelas
5° Valor Total: somar o total de todas as condições corrigidas.
Atenção! Para as opções 2 e 3 que irão corrigir os valores, será aberto o campo "Indexador" que será o indexador para correção das unidades com indexador neutro. Demais unidades que tem indexador diferente do neutro será este indexador que será usado para a correção.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!