Na tela de cancelamento de contratos, ao salvar, apareceu a mensagem: O título da parcela está inconsistente
Neste artigo veremos como proceder para regularizar a situação do título e seguir com o processo de cancelamento do contrato de vendas.
Pré-requisito
Acesso a rotina: Comercial / Vendas / Contratos / Cancelamento / Cancelamento
Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Pagar / Títulos
Acesso a rotina: Comercial / Vendas / Comissões / Comissões
Passo a passo
Essa mensagem que apresentou na tela do cancelamento do contrato de vendas está relacionada com a configuração no módulo Comissões, quando está marcado essa flag: Cancelar automaticamente comissões em que o contrato foi cancelado/distratado
Neste caso, o título gerado da previsão de comissão desse contrato, está com uma situação diferente de Completo, o que está gerando essa inconsistência no momento do cancelamento do contrato. Para consultar o título da previsão acessar:
1. Acessar a rotina: Comercial / Vendas / Comissões / Comissões , localizar a previsão de comissão lançada referente a esse contrato e copiar o número do título gerado no contas a pagar desta previsão:
2. Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Pagar / Títulos e consultar o título da previsão
Neste caso do exemplo, o título estava com a Consistência do registro: Em inclusão
Por este motivo, no momento do cancelamento do contrato de vendas, está trazendo a mensagem: O título da parcela está inconsistente
Primeiro precisa regularizar a pendência do título da previsão, no módulo do contas a pagar e depois seguir com o processo de cancelamento do contrato de vendas.
Ou então, alterar a configuração do empreendimento no módulo Novo Comissões para que o título da comissão não seja cancelado automaticamente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!