Nota fiscal eletrônica é um documento digital emitido por empresas, essas são emitidas quando ocorrem vendas de mercadorias ou prestações de serviços.
Ao tentar emitir uma nota fiscal, podem ocorrer diversas situações que torna inviável a emissão, dentre elas estão os cadastramentos inadequados de informações, cancelamentos ou desatualizações de certificados, cadastros não executados em sua plenitude, dentre outras.
Nesse artigo, será tratado referente a rejeição 327, essa ocorre devido a inadequação do registros em questão, na utilização do "CFOP inválido para Nota Fiscal com finalidade de devolução de mercadoria", em que, esse indica que ao emitir uma NF-e de devolução, nesse caso, deve-se, obrigatoriamente informar um CFOP de devolução para os produtos da NF-e. Caso contrário a rejeição 327 irá ocorrer.
Pré-requisito
- Ter o módulo adquirido de emissão de NF-e;
- Ter o registrado os cadastros e configurações para utilização do módulo;
- Ter praticado as configurações de emissão de notas fiscais adequadamente;
Nota! Normalmente as rejeições se apresentam no momento da emissão da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente ou sem cadastro.
Passo a passo
Passo 2- Vá em: Notas Fiscais / Apoio / Emissão de NF-e / Operações, selecione a operação em questão, edite a mesma no lápis conforme ilustração a seguir:
Passo 3 - Ao acessar a operação utilizada na emissão nota, clique em adicionar conforme ilustração a seguir:
Passo 4 - Preencha todas as informações fiscais obrigatórias com orientação do responsável fiscal da empresa e clique em salvar conforme destaque a seguir:
Passo 5 - Retorne a emissão de NFE na aba "Itens da Nota" e altere o CFOP para o novo cadastro praticado, ou seja de devolução, de acordo registro novo executado, clicando no lápis conforme imagem ilustrativa a seguir:
Passo 5 - Refaça o processo de emissão de sua nota em questão.
Atenção! Após ajuste, refaça o processo de validação da nota fiscal.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!