Elaboramos um fluxo otimizado para a recepção do conhecimento de transporte, onde desenvolvemos toda uma estrutura otimizada para apresentação das NF-es e dos CT-es, desta forma, a mesma estrutura consegue aplicar a chamada dos webservices de forma única.
O projeto foi estruturado com base no Manual de Orientações do Contribuinte, Padrões Técnicos de Comunicação Versão 3.0, que estabelece as regras e fluxos de requisições via webservice. O padrão é nacional, sendo disponibilizado todos os documentos onde a empresa cadastrada foi envolvida.
Dentro da estrutura de comunicação poderá ser apresentado junto a tag "TOMA" os tipos de tomadores envolvidos na emissão do CT-e, podendo ser:
0 – Remetente;
1 – Expedidor;
2 – Recebedor;
3 - Destinatário;
4 – Outro;
Passo a passo: Fluxos
A tela inicial foi concebida a partir do fluxo de design, equiparada aos demais existentes;
Engrenagem - Direciona para as configurações para recepção de documentos fiscais, para cada empresa é possível estrutura fluxos e processos específicos para realizar a consulta dos documentos fiscais. Existem dois parâmetros que vão influenciar diretamente na recepção de CTE, sendo eles;
Importar CT-e – Esse fluxo é apresentado principalmente para as empresas que estão iniciando a utilização do Sienge, e para os documentos que não foram recepcionados, dessa forma, caso o usuário tenha acesso ao arquivo XML, será possível realizar a importação dos dados para direcionar para escrituração.
Grid documentos recepcionados - Será apresentado:
Status – Qual status o documento se encontra;
Tomador – Tomador apresentado na operação;
Emitente – O Emitente do CT-e;
Número/Série - Número e Série do documento fiscal;
Emissão - Do documento fiscal;
Valor – Do documento fiscal
Status - Serão apresentados seis possíveis status:
Disponível - Quando o documento está disponível para encaminhar para escrituração;
Escriturado – Quando o documento foi direcionado para escrituração;
Cancelado – Quando o emitente realizou o cancelamento do documento, o status é atualizado automaticamente;
Denegado – Quando houve a denegação do documento por alguma irregularidade do emitente;
Bloqueado – Esse status é apresentado quando o usuário realizou o bloqueio devido a alguma irregularidade do documento recepcionado;
Indisponível - Quando o documento foi recepcionado pela empresa que não é a tomadora da operação;
Ações - Serão apresentados quatro possibilidades:
1 - Informação - Onde serão listados os eventos e as informações vinculados ao documento recepcionado;
2 – Download – Onde é possível baixar o XML ou o PDF do DACTE (Documento auxiliar conhecimento de transporte)
3 – Encaminhar – Onde é possível encaminhar o documento para escrituração no contas a pagar, gerando título, ou gerar a escrituração avulsa do documento, onde é realizado a escrituração fiscal do lançamento realizado.
4 – Bloquear – Onde é possível bloquear o documento para escrituração até que alguma pendência ou fluxo seja realizado, é muito importante salientar que esse bloqueio é realizado somente internamente, não é apresentado nenhuma informação para o fisco.
Escrituração - Será possível encaminhar o documento recepcionado para atendimento de dois fluxos (Financeiro e Avulsa), no entanto, a consulta dos documentos recepcionados pela escrituração poderá ocorrer no módulo de compras.
Contabilidade/Fiscal / Obrigações Fiscais / Nota Fiscal Avulsa / NF de Entrada
Financeiro / Contas a Pagar / Títulos
Suprimentos / Compras / Notas Fiscais de Compra / Conhecimentos de Fretes
Junto ao botão de informação será possível analisar todos os eventos vinculados ao CT-e, podendo ser:
Eventos de passagem;
MDF-e;
Cancelamento;
Esperamos que este artigo tenha ajudado!