Inutilizar uma nota fiscal eletrônica consiste nos dados enviados para a Sefaz de cada estado referente ao documento que não será mais utilizado.
Ou seja, a inutilização de nota fiscais eletrônica comunica a Sefaz que a numeração do documento fiscal eletrônico, ou o conjunto de dados da mesma, não terá mais validade para uso.
Pré-requisito
Notas que possuem numeração e ficaram em status de "em digitação" ou "rejeitada", se não forem corrigidas para serem autorizadas, precisam ser inutilizadas.
Atenção! Também é possível que durante a emissão de NF-e ocorra, por problemas técnicos, uma quebra da sequência da numeração.
Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e autorizada, cancelada ou denegada.
Passo a passo
Passo 01 - Para inutilizar uma NF-e basta ir em:
Notas Fiscais / Emissão de NF-e / Inutilização
Passo 02 - Aplicar os parâmetros de consultar e clicar em "Consultar", conforme exemplo abaixo:
Passo 03 - Selecionar a NF-e desejada, justifique o motivo da inutilização da NF-e e depois clique em a inutilização, seguindo o exemplo da imagem abaixo:
Atenção! Informe a justificativa relatando o motivo da inutilização da NF-e para o SEFAZ e clicar em salvar, realizado esse processo a NF-e será informada ao SEFAZ e inutilizada sua numeração.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!