Nota fiscal eletrônica é um documento digital emitido por empresas, essas são emitidas quando ocorrem vendas de mercadorias ou prestações de serviços.
Ao tentar emitir uma nota fiscal, podem ocorrer diversas situações que torna inviável a emissão, dentre elas estão os cadastramentos inadequados de informações, cancelamentos ou desatualizações de certificados, cadastros não executados em sua plenitude ou praticado de forma inadequada, dentre outras situações diversas.
Em relação a rejeição 297, essa ocorre quando for emitida uma NF-e com uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos e quebras de linhas (com o uso do "Enter" por exemplo), será retornado a rejeição "297 - Assinatura difere do calculado". Portanto, nesse artigo, terás acesso ao passo a passo para revisar o cadastro praticado inadequadamente.
Pré-requisito
- Cadastro básicos sem caracteres especiais.
Nota! Normalmente a rejeição se apresenta no momento da validação da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente, pois na comunicação com órgãos reguladores gera tal rejeição devido essa inadequação de registro.
Passo a passo
Passo 1 - Na emissão da nota fiscal em Notas Fiscais / Emissão de NF-e / Emissão, ao se deparar com a rejeição 297, conforme imagem a seguir:
Atenção! No caso dessa rejeição, será necessário revisar os seus cadastros da nota em questão, pois tal rejeição é apresentada quando há uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos até mesmo linhas quebras (quando é feito o uso de "Enter").
Passo 2 - Revise seus cadastros da nota em questão, verifique as informações cadastras da empresa emitente, da empresa destino, cliente, fornecedor, e também das informações cadastradas para emissão da nota nas abas de emissão:
Passo 3 - Identifique o que está com caracteres especiais, conforme o exemplo a seguir:
Dica! Verifique os registros detalhadamente, identifique o carácter especial e remova o mesmo.
Passo 4 - Vá na origem em questão do cadastro e faça a alteração. No caso do exemplo acima, a correção precisava ser no cadastro do cliente para isso usuário deve ir em:
Atenção! O ajuste será de acordo com o campo identificado com carácter especial. Esse exemplo supramencionado foi apenas um para identificar como ocorreria a correção, cabe ao usuário identificar o que está incorreto em seu registro.
Passo 5 - Atualize a nota após a alteração e refaça o processo de transmissão!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!