Rejeição 297, na emissão de NF-e, como solucionar?

Nota fiscal eletrônica é um documento digital emitido por empresas, essas são emitidas quando ocorrem vendas de mercadorias ou prestações de serviços. 


Ao tentar emitir uma nota fiscal, podem ocorrer diversas situações que torna inviável a emissão, dentre elas estão os cadastramentos inadequados de informações, cancelamentos ou desatualizações de certificados, cadastros não executados em sua plenitude ou praticado de forma inadequada, dentre outras situações diversas. 


Em relação a rejeição 297, essa ocorre quando for emitida uma NF-e com uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos e quebras de linhas (com o uso do  "Enter" por exemplo), será retornado a rejeição "297 - Assinatura difere do calculado". Portanto, nesse artigo, terás acesso ao passo a passo para revisar o cadastro praticado inadequadamente. 



Pré-requisito


  • Cadastro básicos sem caracteres especiais.


Nota! Normalmente a rejeição se apresenta no momento da validação da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente, pois na comunicação com órgãos reguladores gera tal rejeição devido essa  inadequação de registro.

 

Passo a passo


Passo 1 - Na emissão da nota fiscal em Notas Fiscais / Emissão de NF-e / Emissão, ao se deparar com a rejeição 297, conforme imagem a seguir: 



Atenção! No caso dessa rejeição, será necessário revisar os seus cadastros da nota em questão, pois tal rejeição é apresentada quando há uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos até mesmo linhas quebras  (quando é feito o uso de "Enter").



Passo 2 - Revise seus cadastros da nota em questão, verifique as informações cadastras da empresa emitente, da empresa destino, cliente, fornecedor, e também das informações cadastradas para emissão da nota nas abas de emissão:




Passo 3 - Identifique o que está com caracteres especiais, conforme o exemplo a seguir:

 


Dica! Verifique os registros detalhadamente, identifique o carácter especial e remova o mesmo.


Passo 4 - Vá na origem em questão do cadastro e faça a alteração. No caso do exemplo acima, a correção precisava ser no cadastro do cliente para isso usuário deve ir em: 




Atenção! O ajuste será de acordo com o campo identificado com carácter especial. Esse exemplo supramencionado foi apenas um para identificar como ocorreria a correção, cabe ao usuário identificar o que está incorreto em seu registro. 


Passo 5 - Atualize a nota após a alteração e refaça o processo de transmissão!



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.