Na emissão de uma nota fiscal podem ocorrer diversas rejeições devido ao preenchimento das informações no sistema utilizado e a comunicação com órgãos reguladores.
Ao emitir uma NF-e e for apresentada Rejeição: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso, ocorre devido o uso da numeração de uma nota estar atrelada a outra nota fiscal já emitida, quando uma NF-e for emitida e na Sefaz já existir e constar um outra NF-e autorizada, como os mesmo dados do emitente, série, modelo e número ocasionará rejeições no retorno do portal da Secretaria de Estado de Fazenda.
Pré-requisito
- Ter os cadastros fiscais devidamente configurados no Sienge,
- Ter o certificado digital atualizado e devidamente cadastrado no Sienge
- Ter o módulo de emissão de notas fiscais ativo.
Passo a passo
Na emissão da nota fiscal em Notas Fiscais / Emissão de NF-e / Emissão, ao se deparar com a Rejeição: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso, conforme imagem a seguir:
Devem ser revistas as configurações em:
Notas Fiscais / Apoio / Configurações para Emissão de Documentos Fiscais
Informe a empresa para que suas configurações sejam apresentadas.
No campo configurações da NF-e, deve ajustar a série, número inicial, número atual, ambiente e padrão, conforme detalhes na imagem exemplificada:
Veja regras de validação da Sefaz, conforme orientação do manual de orientação ao contribuinte:
Atenção! Consulte seu contador e o Portal da Sefaz do seu Estado para certificação dos dados para o correto preenchimento e configuração no processo de emissão de notas fiscais pelo Sienge.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!