Recente no Sienge foi liberado uma evolução no fluxo de emissão de Notas Fiscais de Serviço com a opção de informar valores de ‘Outras Retenções’. Essa nova informação que será apresentada na nota fiscal de serviço pode ser utilizada para informar qualquer tipo de valor que deverá ser deduzido do valor líquido da nota, seja um acordo comercial, uma garantia, calção, etc...
O ‘Valor de Outras retenções’ irá compor a base de cálculo de todos impostos e tributos, mas será deduzido do valor líquido do título.
Neste artigo explicaremos o passo a passo para utilização deste novo processo.
Passo a passo
Como acessar: Acesse o fluxo: segurança>administração>parâmetros
Passo 1) Informar no parâmetro ‘109’ o tipo de imposto que será apresentado na aba de ‘Informações fiscais’ para o valor de ‘Outras retenções’.
Atenção! Ao informar sempre use o tipo de imposto ‘Calção’.
Passo 2) Acesse o fluxo Notas fiscais> Emissão de NFS-e>Emissão, inclua uma nova nota fiscal de serviço, na tela de inclusão dos serviços será apresentado o novo campo ‘Outras Retenções’;
O campo ‘Outras retenções’ também será apresentado na guia de ‘Informações de impostos’ para compor a memória de cálculo dos valores da nota fiscal de serviço.
Dica! Na apresentação do "contas a receber" das notas fiscais de serviço o valor de ‘Outras Retenções’ irá ser apresentado na aba de ‘Informações fiscais’ na grid de impostos, com o imposto que foi selecionado no parâmetro 109, explicado no passo 1.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!