A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento oficial emitido por meios eletrônicos (internet), que formaliza vendas e prestações de serviço, tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas.
Nesse sentido, dependendo do tipo de operação utilizada em sua emissão, são imprescindíveis as configurações de apropriações da receita em questão para a geração do título a receber.
Pré-requisito
- Ter os cadastros fiscais devidamente configurados no Sienge;
- Ter o certificado digital atualizado e devidamente cadastrado no Sienge;
- Ter o módulo de emissão de notas fiscais ativo;
- Ter feito o treinamento e consultoria do módulo de emissão de NF-e.
Nota! A rejeição, ou informação se apresenta no momento da emissão da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente ou pendente o cadastro em questão.
Passo a passo
Na emissão da nota fiscal, em: Notas Fiscais > Emissão de NF-e > Emissão, ao se deparar com a mensagem a seguir:
Atenção! Essa mensagem emissão da nota fiscal ocorre quando utilizado operações do tipo "Venda", que precisa de apropriação da receita. Para que consiga concluir o processo de emissão, o usuário deve fazer a configuração da apropriação na operação utilizada.
Passo 1 - Para fazer a configuração de apropriação da receita vá em: Notas Fiscais / Apoio / Emissão de NF-e / Operações.
Passo 2 - Selecione a operação utilizada em questão, edite a mesma no lápis conforme exemplo a seguir:
Passo 3 - Configure a apropriação da receita nessa aba em destaque a seguir:
Passo 4 - Selecione a empresa para a qual deseja fazer a apropriação da receita, o rateio em questão e adicione o mesmo conforme necessidade, depois click em salva conforme exemplo a seguir:
Atenção! Recomenda-se que a configuração da apropriação da receita seja verificada pelo contador ou responsável fiscal de sua empresa, pois essa apresentará impactos fiscais na empresa da apropriação em questão.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!