Na emissão de Nota Fiscal de Serviço (NFSe) podem ocorrer inconsistências e rejeições devido preenchimento da nota, campos obrigatórios não preenchidos e comunicação com a prefeitura.
Visto que o sistema para emissão de NFSe em suas configurações deve respeitar as exigências do layout da prefeitura e como cada prefeitura detém normas e regras específicas pode ocorrer o retorno de algum campo obrigatório não informado.
Neste artigo segue o passo a passo de como corrigir a inconsistência "O campo 'Retenção de PIS/COFINS' não está preenchido em Produtos/Serviços Fiscais" na emissão da NFSe.
Pré-requisito
- Ter certificado configurado, ver artigo Como configurar certificado digital;
- Ter configurado a emissão de NFSe.
Passo a passo
Quando apresentar a inconsistência:
É devido a não conter a informação de retenção no cadastro do Serviço fiscal que está sendo utilizado no item da NFSe, abaixo segue o passo a passo para resolver essa inconsistência:
PASSO 1 - Verifique o serviço fiscal que está utilizando na emissão da NFSe, através da tela de emissão que fica em: Notas Fiscais > Emissão de NFS-e > Emissão > Edita a nota > Campo Dados dos serviços prestados:
PASSO 2 - Consulte e edite o cadastro do serviço fiscal na seguinte tela: Apoio > Produtos/Serviços > Produtos/Serviços Fiscais:
PASSO 3 - Dentro do cadastro verifique o campo 'Retenção de PIS/COFINS' que fica na grid 'IMPOSTOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA', note que estará com a opção 'Selecione' habilitada:
PASSO 4 - Para corrigir a inconsistência habilite uma das duas opções sobre a retenção do Pis e da Cofins, sendo elas 'Retido pelo prestador' e 'Retido pelo tomador'. Depois clique em Salvar:
Atenção! Como é um dado fiscal, indicamos o preenchimento do campo o conforme a orientação do responsável tributário da empresa.
PASSO 5 - Por fim, retorne para a emissão da NFSe e tente emiti-la novamente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!