A nova tela de Recepção de NFS foi projetada para inovar o processo de gestão de notas fiscais de serviço recebidas. Com essa interface, os usuários podem consultar informações em uma data grid (tabela de dados), criar visões personalizadas para análise, exportar os dados para planilhas de forma flexível e editar as notas diretamente a partir das ações disponíveis na tabela de dados.
O objetivo da tela de Recepção de Nota Fiscal de Serviço pode variar conforme as necessidades específicas de cada empresa. No entanto, em geral, busca-se oferecer uma visão ampla e organizada dos dados presentes nas notas fiscais de serviço. Algumas finalidades incluem:
- Gerenciamento de notas recebidas: permitir a gestão eficiente das notas recebidas, com a possibilidade de aplicar diversos filtros.
- Exportação de dados fiscais: facilitar a personalização e exportação dos dados das notas fiscais de serviço, auxiliando no envio das informações exigidas para o cumprimento das obrigações fiscais municipais.
Passo a Passo
Como acessar:
Notas Fiscais > Recepção de NFS-e > Recepção
Recursos Disponíveis:
- Receber notas fiscais de serviço emitidas contra o CNPJ de suas empresas, possibilitando a escrituração com vínculo a uma medição existente ou a geração de um título a pagar;
- Auditar e alterar os impostos retidos presentes na nota;
- Exportar dados de forma prática e rápida;
- Visualizar informações com segurança e de maneira intuitiva;
- Personalizar as colunas de acordo com suas necessidades;
- Aplicar filtros avançados, permitindo diversas combinações para resultados precisos;
- Salvar visões personalizadas para facilitar consultas futuras;
- Ordenar colunas em ordem crescente ou decrescente.
A imagem abaixo mostra uma visão geral dos recursos disponíveis nas telas que permitem a criação de visões personalizadas para análise de dados e apoio na tomada de decisões:
Área de Consulta da Recepção das Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e)
Na imagem abaixo temos uma visão amplificada dos filtros principais:
Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como:
- Empresa: permite pesquisar uma Empresa específica que esteja cadastrada no Sienge.
- Número da nota: permite pesquisar o número de uma nota.
- Status: permite pesquisar por status da nota contendo as seguintes opções: Disponível, Escriturada, Cancelada ou Bloqueada.
- Fornecedor : permite pesquisar um fornecedor.
- Valor inicial e valor final: permite pesquisar um intervalo de valores para busca das notas.
- Recebimento inicial e Recebimento final: permite pesquisar um intervalo de data inicial e final.
Nota! Os campos Recebimento inicial e Recebimento final são obrigatórios.
- Emissão inicial e Emissão final: permite filtrar por um intervalo de data de emissão da nota fiscal.
- Botão limpar: limpa os filtros preenchidos na consulta.
- Botão consultar: realiza a consulta dos filtros apliados.
Área de Resultado da Consulta:
1. Colunas: permite aos usuários selecionar as colunas e informações que desejam visualizar na data grid (tabela de dados), oferecendo maior flexibilidade na exibição dos dados. Inicialmente, apenas algumas colunas padrão são exibidas, mas ao utilizar esse recurso, é possível adicionar todas as colunas de interesse.
As colunas disponíveis são:
- Ações.
- Chave de acesso;
- CNPJ empresa;
- Código serviços;
- Cofins XML;
- Competência;
- CPF/CNPJ prestador;
- Data cancelamento;
- Data emissão;
- Data recebimento;
- Escrituração;
- ISS retido;
- Município incidência;
- Município prestados;
- Número da nota;
- Prestador;
- Status, Empresa;
- Título;
- Valor Cofins;
- Valor CSLL XML;
- Valor CSLL;
- Valor da nota;
- Valor INSS XML;
- Valor INSS;
- Valor IR XML;
- Valor IR;
- Valor ISS XML;
- Valor ISS;
- Valor PIS XML;
- Valor Pis;
2. Ações: Uma das colunas disponíveis é a de “ações”, disponibilizando botões para executar alguma ação, conforme descrito abaixo:
- Retenções: permite visualizar e editar as retenções da nota fiscal de serviço recepcionada.
- Baixar: permite baixar o PDF e o XML da nota fiscal de serviço recepcionada.
- Encaminhar: permite encaminhar a nota recepcionada para escrituração gerando um título a pagar ou atendendo uma medição.
- Bloquear: bloqueia a nota recepcionada impedindo que gere qualquer ação de escrituração.
3. Ordenações: por padrão, as linhas do resultado serão ordenadas com base na Data do recebimento, porém, as seguintes colunas possuem a opção de ordenação ascendente e decrescente.
4. Filtros: oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
5. Densidade: permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
6. Visões Salvas: os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
7. Salvar Visão: os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
8. Gerar Relatório - Formatos de exportação: atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada das notas fiscais de serviço recebida, facilitando a gestão eficiente de saldos e valores, otimizando a tomada de decisão. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!