Atenção! Funcionalidade em fase final de testes, em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo!
Neste artigo, você entenderá o comportamento da funcionalidade de Atualização Automática de Indexadores assim como o passo a passo para uso da funcionalidade.
Pré-requisito
- Ser cliente Sienge, com usuário logado que tenha acesso ao Menu – Apoio – Indexadores
- Possuir autorização nas ações de usuário: 939 - CAD - Indexadores - Cadastros – Consultar e 941 - CAD - Indexadores - Cadastros – Salvar.
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu – Apoio / Indexadores / Cadastros
b) Recursos Disponíveis:
Abaixo é possível encontrar todas as regras de negócio e novo fluxo da funcionalidade.
Atualização automática de Indexadores
Para que um indexador tenha seus percentuais atualizados automaticamente no Sienge, conforme divulgação do Banco Central, é necessário acessar a tela de Cadastro de Indexadores e selecionar a flag ‘Atualização automática’.
Além de marcar a flag mencionada, é fundamental preencher o ‘Código da Série BCB’ no cadastro do indexador. O código da série pode ser obtido no site do Banco Central do Brasil, digitando o nome da série no campo “Pesquisa textual (nome da série)”.
Atenção! Não será possível realizar atualização automática de indexadores que forem do modo de correção em ‘valor’. A rotina de atualização ocorre apenas para indexadores cadastrados como ‘percentual’.
Como a atualização ocorre para indexadores de periodicidade diária e mensal, a tarefa de atualização busca diariamente no Banco Central por novos percentuais cadastrados.
A atualização não é retroativa. Ou seja, a rotina é válida apenas para os novos percentuais de indexador lançados pelo BCB. Os percentuais retroativos devem ser cadastrados manualmente ou através da importação já existente no Sienge.
Com as configurações corretas conforme indicação, o sistema cadastrará automaticamente os percentuais na tela de ‘Valores dos Indexadores’ conforme as divulgações, respeitando a retroatividade do indexador
Atenção! Importante destacar que a atualização ocorrerá a partir do percentual divulgado pelo Banco Central, seja ele positivo ou negativo. Caso a empresa não trabalhe com percentuais negativos, será necessário a edição manual do percentual, mas tomando cuidado para não alterar percentuais já utilizados em baixas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!