A nova tela de consulta foi desenvolvida com base no relatório "Necessidade de Insumos". Através dela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados) e criar visões personalizadas para análise.
O principal objetivo deste relatório é informar a data que você precisa realizar a solicitação dos seus insumos, para que estejam em conformidade com sua necessidade de planejamento.
Pré-requisito
- Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Engenharia e sistema de Planejamento.
- O usuário precisa ter autorização em ações do usuário. Segurança > Autorizações > Ações do usuário > código 769 / Ação: ENG-PLA - Relatórios - Necessidades de Insumos;
- Para consultar a obra desejada, o usuário precisa ter a permissão de Segurança na Obra específica, sendo: Acesso aos dados da obra no sistema de Planejamento.
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu - Engenharia > Planejamento > Relatórios > Necessidade de Insumos *Novo
b) Recursos Disponíveis:
Com os recursos disponíveis você conseguirá:
- Exportar dados facilmente;
- Visualizar as informações de forma segura e intuitiva;
- O relatório possui colunas personalizadas, conforme suas necessidades;
- Totalizadores acessíveis e didáticos;
- Filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos;
- Capacidade de salvar visões personalizadas;
- Ordenação crescente e decrescente.
Neste artigo apresentamos uma visão geral dos filtros disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.
Necessidade de Insumos
Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral desta tela.
Área de Consulta:
Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como:
1) Obra: É obrigatório e somente uma pode ser selecionada;
2) Unidade Construtiva: É opcional e somente fica disponível após escolha da Obra. Permite múltipla seleção e se nenhum for selecionada, é o mesmo conceito de selecionar todos;
3) Grupo de Insumo: É opcional. Permite múltipla seleção e se nenhum for selecionada, é o mesmo conceito de selecionar todos;
4) Período Inicial: É obrigatório. Por default do sistema, é preenchido automaticamente com a data de “Início da Obra” que consta no Calendário da respectiva Obra e/ou que consta no Cadastro Geral da Obra, porém, pode ser editado para outro valor;
5) Período Final: É obrigatório. Por default do sistema, é preenchido automaticamente com a data de “Término da Obra” que consta no Calendário da respectiva Obra e/ou que consta no Cadastro Geral da Obra, porém, pode ser editado para outro valor;
6) Botão Limpar: Limpa os dados de consulta registrados;
7) Botão Consultar: Realiza a consulta desejada.
Área de Resultado da Consulta:
- No chip de Visão “Padrão”, temos as seguintes colunas:
1) Data de Aquisição: data que o insumo precisa ser solicitado no Suprimentos;
2) Insumo: código + descrição do insumo;
3) Quantidade: quantidade total do insumo para realizar uma Tarefa do Planejamento;
4) Unidade: Unidade de Medida;
5) Tarefa: código + Descrição da Tarefa do Planejamento que será realizada com o Insumo;
6) Unidade Construtiva: código + Descrição da Unidade Construtiva (sub níveis de uma obra);
7) Data Planejada: data que o insumo precisa ser aplicado.
Exemplo:
- No chip de Visão “Necessidade de insumos” temos praticamente as mesmas colunas da Visão padrão, porém é uma visualização facilitada, agrupada e organizada dos dados daquele resultado de consulta.
Exemplo:
Tanto para a visão de “Padrão” como na visão de “Necessidade de Insumos” você pode personalizar sua consulta utilização opções da ferramenta como:
1) Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição no data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.
Esta tela apresenta diversas colunas conforme imagem abaixo.
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
6) Gerar Relatório - Formatos de Exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!