Como conferir o valor recebido atualizado do cancelamento de contrato de vendas?

Precisa conferir o valor recebido atualizado apresentado pelo sistema em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Cancelamento? Vamos explicar como fazer essa conferência de forma manual:

Dica! No final do artigo temos uma planilha em anexo para ajudar a fazer o cálculo, basta preencher os valores das colunas.



Passo a passo    


1.Entrar em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Configuração e verificar a configuração: Defina sobre qual valor será debitada a dedução total:

Atenção! Valor pago recebido= também corrige até a data do cancelamento (igual quando marcamos com correção), no entanto o cálculo a ser devolvido é sobre o Valor pago.


2. Entrar em Financeiro/Contas a receber/Relatórios/Contas recebidas, informar o número do título e em "Colunas" informar a opção "Juros embutidos", desmarcar as flags: Imprimir baixas por repactuação e Imprimir parcelas que foram reparceladas:




2.2 Pegar os valores apenas de parcelas baixadas como "Recebimento".

Após emitir o relatório é preciso pegar o valor das colunas Amortização, Correção, Acréscimos e desconto. 

Nota!   pegar Acréscimos de mora apenas se em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Configuração, estiver configurado em "Defina sobre qual valor será debitada a dedução total" = Valor recebido com correção e acréscimos):



Para baixas parciais: o valor da amortização será o valor pago referente a parcela, caso tenha feito o pagamento de forma parcial, este será o valor amortizado pago parcialmente. 

Baixas totais: Se não tiver baixa parcial pegar da tela Financeiro/Contas a receber/Baixas/Alteração/Exclusão valor do campo "Principal".

Dados a serem anotados na planilha: Amortização, Correção, Acréscimos e desconto.


3.Depois, entrar em Financeiro/Contas a receber/Baixas/Alteração/Exclusão, abrir a edição de cada parcela paga como Recebimento para pegar as seguintes informações: Data cálculo e Indexador (pois somente neste local irá apresentar a data cálculo):







2. Entrar em Apoio/Indexadores/Valores dos Indexadores para coletar o valor do indexador da data cálculo de cada baixa, e também o valor do indexador da data do cancelamento (aplicar retroatividade se houver):


Atenção! Parcelas recebidas com o indexador 0-REAL não terão correção.


2.2 Para verificar se o indexador tem retroatividade entrar em Apoio/Indexadores/Cadastros e na coluna "Retroatividade Receitas" verificar se tem algum número negativo. Se houver, é essa quantidade que tem que retroagir em meses.

Exemplo:   Se a data de cancelamento é 14/02/2023 e o indexador tem retroatividade -2, quer dizer que tem que aplicar retroatividade de menos 2 meses, então é preciso pegar o valor do indexador da data 01/12/2022.




Atenção!   No campo Valor recebido é somado a Amortização + Juros contratuais + correção. Já no Valor recebido atualizado, o sistema não considera os juros contratuais para fazer a correção do que foi pago até a data do cancelamento.


Atenção!   Não são consideradas as taxas administrativas e taxas bancárias no valor recebido no Cancelamento de contrato.

 



 3. A configuração "Defina sobre qual valor será debitada a dedução total" irá influenciar no cálculo do Valor resultante e não no cálculo das deduções, pois as deduções são sempre calculadas a partir do valor recebido corrigido (sem acréscimos de mora):

 

Então ao calcular as deduções será sobre o valor recebido corrigido sem acréscimo de mora.

No artigo Como é feito o cálculo para rescisão contratual falamos sobre o cálculo das deduções e do valor resultante.





Dica! Segue uma planilha de exemplo que ao preencher as colunas realizará o cálculo do Valor recebido atualizado. Após preencher todas as linhas referente as parcelas recebidas, excluir as linhas que sobrarem. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.