Um problema frequente na nossa operação é a falta de um atendimento na ponta, ágil para converter leads e também nas solicitações de clientes no pós-venda, como: geração de boletos, relatórios de extratos e até na solicitação de assistência técnica.
A automatização desses atendimentos pode ser realizada através do Bot (softwares que simulam interações humanas de modo padrão e repetido na web) no Telegram (serviço de mensagens instantâneas, semelhante ao Whatsapp) que fará o primeiro atendimento para seus clientes e/ou leads, tornando-o mais qualificado e ágil. Além disso, manterá todo o histórico da conversa com seu cliente, todos os chamados de atendimentos que ele abriu anteriormente, conseguindo assim gerir melhor a sua carteira de clientes.
Pré-requisito
Antes de começar a utilizar a integração com o Telegram é necessário escolher um nome para seu Bot e abrir um chamado no portal de atendimento ao cliente do Sienge solicitando a integração. Ela não possui custos para clientes que já possuem o pacote de APIs e o sistema de Pró-vendas contratados.
Passo a passo
O Bot do Telegram é integrado com a funcionalidade de Atendimentos do Pró-vendas. A utilização da funcionalidade em si não sofreu alterações, apenas incluímos a opção do seu cliente final abrir atendimentos através do Telegram.
Realize as configurações dessa integração dentro do sistema:
- No Sienge acesse Comercial > Pró-Vendas > Apoio > Pró-Vendas > Atendimentos > Atividades, cadastre uma Atividade referente ao Telegram e selecione o Pró-Vendas na opção sistema. Os detalhes desse cadastro podem ser inseridos livremente.
- Acesse Segurança > Administração > Parâmetros e vincule a atividade cadastrada anteriormente ao parâmetro 1062, criado especificamente para essa integração.
Localize o chatbot no Telegram:
- Com o aplicativo do Telegram aberto, seu cliente deve clicar no ícone da busca (lupa) e procurar pelo nome do chatbot, criado por você anteriormente.
- No exemplo abaixo, o chatbot se chama SiengeBot. Encontrado o chatbot é só clicar em cima dele para abrir a janela de chat.
- Após abrir o chat, basta clicar no botão "Iniciar" e aguardar o bot iniciar a conversa. A partir desse ponto o próprio chatbot dará as instruções para o seu cliente. Toda a troca de mensagens do atendimento será feito pelo Telegram. Para identificar o cliente na sua base ele deverá informar o CPF.
Dica! Priorizamos o Telegram ao invés do Whatsapp, pois ele possui integração aberta e sem custos.
Realize o atendimento dos chamados enviados pelo Telegram:
- Para verificar o acompanhamento e atendimento dos chamados acesse o menu Atendimentos do Pró-vendas (Comercial > Pró-Vendas > Atendimentos). Primeiro, faça a filtragem dos atendimentos utilizando como filtro de "Origem" o Telegram.
- Ao acessar os detalhes do atendimento, você encontrará dois campos de textos. No campo "Mensagens anteriores", será listada toda a conversa entre cliente e Sienge dentro do Telegram. É possível responder o cliente pelo campo "Mensagem", que ao salvar, será enviada automaticamente pelo Telegram do cliente.
Atenção! Para alteração do "Status" do atendimento, aconselhamos alterar o status separadamente ao envio de alguma mensagem. Exemplo: envio uma resposta, salvo. Altero o status, salvo novamente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!