A importação de clientes agiliza o cadastro de clientes. Ela ocorre a partir de uma planilha Excel 97-2003 (xls) para o Sienge. Neste artigo veremos como realizar esta operação.
Pré-requisito
Acesso ao módulo Apoio / Pessoas / Importação de clientes
Ação 5757 autorizada em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário
Segurança / Administração / Parâmetros
Passo a passo
Para a importação de clientes ocorrer, o layout das colunas do arquivo de importação deve ser configurado e, a partir do momento em que essa configuração for realizada, é possível definir a configuração como o layout padrão para a importação.
1. Acessar a rotina: Apoio / Pessoas / Importação de Clientes
2. Para realizar a importação, selecione o arquivo Excel, informe o código DDD e UF padrões dos clientes.
Na opção Conteúdo do Arquivo de Dados, clique em Adicionar e informe a ordem das colunas do arquivo.
Ao concluir o preenchimento do conteúdo do arquivo, clique no botão Importar.
Ao concluir o processo de importação, será gerado um relatório informando os eventuais registros com problema, ou seja, que não puderam ser importados.
Dica! Você pode utilizar a planilha padrão do Sienge que está disponível no final deste artigo.
Nota! Regras para importação:
1. A primeira linha do arquivo Excel sempre será ignorada, pois esta linha pode contar o título de cada coluna.
2. No campo Conteúdo do Arquivo de Dados deve ser informada a ordem em que estão organizadas as colunas no arquivo Excel, ou seja, a coluna A do arquivo corresponde ao primeiro conteúdo informado, a coluna B corresponde ao segundo conteúdo e assim por diante.
3. É possível que o arquivo Excel contenha colunas com outras informações que não devem ser importadas pelo Sienge. Nesse caso, deve ser selecionado o conteúdo Nenhum para estas colunas da planilha.
4. Caso sejam adicionadas duas colunas com a mesma informação, o campo ficará com o conteúdo da segunda coluna. Exemplo: Nome na coluna A com o valor João Carlos Macedo e o nome novamente na coluna F com o valor Carlos Pereira de Andrade. Será mantido o valor Carlos Pereira de Andrade.
5. Campos obrigatórios:
- Tipo de pessoa;
- Nome;
- CPF/CNPJ (somente se o parâmetro 113 estiver definido como Sim);
- Endereço comercial (somente se o parâmetro 81 estiver definido como Sim);
- Bairro comercial (somente se o parâmetro 81 estiver definido como Sim);
- Município comercial (somente se o parâmetro 81 estiver definido como Sim);
- CEP comercial (somente se o parâmetro 81 estiver definido como Sim);
- Telefone comercial (somente se o parâmetro 81 estiver definido como Sim);
- Endereço residencial (somente se o parâmetro 545 estiver definido como Sim);
- Bairro residencial (somente se o parâmetro 545 estiver definido como Sim);
- Município residencial (somente se o parâmetro 545 estiver definido como Sim);
- CEP residencial (somente se o parâmetro 545 estiver definido como Sim);
- Telefone residencial (somente se o parâmetro 545 estiver definido como Sim);
- Inscrição Estadual (somente se o parâmetro 113 estiver definido como Sim e o Tipo de pessoa for igual a J);
- E-mail (somente se o parâmetro 619 estiver definido como Sim);
- Sexo (somente se o Tipo de pessoa for igual a F);
- CEP (se o parâmetro 618 estiver definido como Sim, o CEP do endereço de correspondência deve ser obrigatório. Ver abaixo como definir o endereço de correspondência).
6. Os campos abaixo serão validados pelo sistema de acordo com a informação a seguir:
- Sexo: deve conter M ou F;
- Data de nascimento, Data de casamento, Data de emissão CI, Data ne nascimento do cônjuge, Data de emissão CI do cônjuge, Data de constituição: devem estar em formato de data;
- Telefone residencial, Telefone celular, Telefone comercial, Fax: se o campo de telefone conter parênteses, o telefone será salvo com o DDD de acordo com o preenchido (no formato (DD_ NNNN-NNNN ou (DD) NNNNN-NNNN). Caso contrário, o telefone será salvo com o DDD preenchido no campo Código DDD Padrão. Se o campo tiver números inválidos, o sistema irá salvar o cliente sem o telefone;
- E-mail: deve conter pelo menos uma letra/número, seguida do símbolo @ e com pelo menos um ponto após o @. Caso tenha um formato incorreto, o cliente será salvo sem e-mail. Se o e-mail for obrigatório, não será possível importar o registro (Ver parâmetro 619 em Segurança > Administração > Parâmetros);
- CPF/CNPJ: se for obrigatório, o sistema não irá salvar o cliente com o CPF/CNPJ inválido. Caso não seja obrigatório, salvar o cliente sem CPF/CNPJ (Ver parâmetro 113 em Segurança > Administração > Parâmetros);
- Profissão: deve ser um texto livre. O sistema irá buscar entre as profissões já cadastradas, desconsiderando diferenças entre letras maiúsculas/minúsculas e acentos. Caso não seja encontrada a profissão, a mesma será cadastrada automaticamente;
- Estado Civil: deve ser um texto livre. O sistema irá buscar entre os estados civis já cadastrados, desconsiderando diferenças entre letras maiúsculas/minúsculas e acentos. Caso não seja encontrado o estado civil, o mesmo será cadastrada automaticamente.
7. Endereço de Correspondência:
- Caso o parâmetro 81 esteja definido como Sim e o parâmetro 545 esteja definido como Não, o endereço comercial deve ser definido como o endereço de correspondência;
- Caso o parâmetro 545 esteja definido como Sim e o parâmetro 81 esteja definido como Não, o endereço residencial deve ser definido como o endereço de correspondência;
- Caso ambos os parâmetros (81 e 545) estejam definidos como Sim ou como Não, o endereço de correspondência será o primeiro endereço a ser informado para o cliente.
Atenção! Clientes PJ devem ser importados em uma planilha separada dos clientes PF para que não ocorra inconsistências.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!