Para dar início a geração de boletos pelo Sienge, iremos trazer neste artigo os pré-requisitos necessários para usar a cobrança escritural do sistema.
Passo a passo
1. Ter um título ativo, com parcelas em aberto, no Contas a Receber. Esse título pode ser um lançamento avulso, ou vindo de outro módulo, como por, exemplo, do Comercial (contrato de venda ou locação).
Para consultar o título e/ou lançar um novo, acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Títulos
Dúvidas em relação ao cadastro de título, temos o tutorial: Como criar um título a receber? : Softplan
2. Cadastro da conta corrente que utilizará para a emissão dos boletos em: Apoio / Contas Correntes / Cadastros
Neste link temos um passo a passo para cadastro de conta corrente: Cadastro de uma nova conta corrente e os seus tipos : Softplan
3. Após salvar o cadastro da conta corrente, irá habilitar a Aba Cobrança Escritural, onde será realizado o preenchimento dos campos, conforme dados enviados pelo Banco e regras de negócio da empresa (campos de juros, multa, desconto, protesto,...)
Lembrando que os dados serão enviados pelo Banco e em caso de dúvida em relação ao conteúdo do campo, pode clicar no ícone i azul ao lado que trará a descrição:
Como para cada banco tem um formato de configuração, preparamos um material que traz algumas orientações que poderão auxiliar no momento do preenchimento da configuração: O que significam os campos na configuração de cobrança escritural? : Softplan
4. O Sienge dispõe de layouts homologados e disponíveis para utilização, que podem ser consultados na seguinte rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Configuração de Layout
5. Existem alguns bancos que possuem layout não configurável e que a cobrança escritural é realizada na rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Configuração da Cobrança Escritural
Exemplo de bancos que a configuração é realizada na rotina do financeiro: Banco Safra, Banco ABC, Banco da Amazônia, Banrisul, no caso de dúvidas sobre qual banco tem disponível o layout e em qual rotina realizar a configuração, pedimos que entre em contato com o Suporte do Contas a Receber para confirmar.
Atenção! No Contas à Receber dispomos de layouts homologados e disponíveis para utilização, caso eventualmente você queira utilizar um banco ou layout não disponibilizado é possível criá-lo para uso. Esse processo de criação ou personalizações de layouts são realizados na funcionalidade de Configuração de Layout da Cobrança Escritural (Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Configuração de Layout).
Artigos que podem auxiliar nessa demanda: Como criar um layout da Cobrança Escritural? : Softplan
Como fazer uma cópia de um layout já existente? : Softplan
A implementação de Layouts Novos pode ser realizada diretamente pelo usuário ou juntamente com o parceiro de Integração Sienge, lembrando que poderão haver custos.
A Implementação de um novo Layout de Cobrança é um serviço de Consultoria, pois requer um estudo do layout e implementação.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!