Disponibilizamos um relatório de clientes específico do sistema de Locações de Imóveis. Esse relatório permite verificar informações gerais sobre os clientes vinculados aos contratos de locações, apresentando dados como: endereços, telefones, CPF, RG, dentre outras. Não sendo mais necessário consultar relatórios de clientes do sistema apoio e nem verificar informações de cliente a cliente.
Atenção! Este relatório somente mostrará dados de clientes que tiveram algum contrato de locação emitido no módulo Comercial.
Passo a passo
a) Como Acessar pelo menu: Acessar Comercial > Locação de Imóveis > Relatórios > Clientes.
b) Recursos Disponíveis:
Com os recursos disponíveis você conseguirá: Exportar dados facilmente; visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; personalizar as colunas conforme suas necessidades; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; Ordenação crescente e decrescente em colunas.
Abaixo você verá os recursos disponíveis nas telas para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.
Relatório de Clientes
Na imagem abaixo temos uma visão geral desta tela.
Preencha os filtros conforme sua necessidade, entre eles: Empresa, Empreendimento, Cliente, Tipo de Pessoa, Tipo do Cliente, entre outros. Em seguida, clicar no botão Consultar:
Sendo que os filtros disponibilizados são:
- Empresa;
- Empreendimento;
- Cliente;
- Tipo de pessoa;
- Tipo de cliente;
- Subtipo de cliente;
- Gênero;
- Município;
- Data de nascimento inicial: composto por dia e mês;
- Data de nascimento final: composto por dia e mês;
- Ordenação;
- Botão "Mais filtros": Apresenta as seguintes flags opcionais para utilização:
- Incluir clientes inativos;
- Incluir clientes com contratos cancelados;
- Incluir clientes com contratos finalizados,
- E somente clientes com parcelas em aberto.
- Botão "Limpar": Limpa os filtros preenchidos na consulta.
- Botão "Consultar": Apresenta mais filtros opcionais para utilização (descrever estes filtros)
Área de Resultado da Consulta:
Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados. Por padrão, apenas algumas colunas são apresentadas, mas acessando esse botão, é possível apresentar o restante das colunas de interesse.
As colunas disponibilizadas na tela de Resultado da Consulta são:
- Cliente;
- Empresa;
- Empreendimento
- Tipo de pessoa;
- CPF/CNPJ;
- RG;
- Órgão emissor;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade;
- Estado civil;
- E-mail;
- Observação: essa informação é cadastrada na aba contato do cadastro do cliente;
- Correspondência: apresenta o endereço de correspondência do cliente;
- Endereço (de correspondência);
- Número (de correspondência);
- Complemento (de correspondência);
- Bairro (de correspondência);
- Município (de correspondência);
- Estado (de correspondência);
- CEP (de correspondência);
- Tipo de telefone (principal);
- Número telefone (principal);
- Ramal (principal).
Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
Gerar Relatório - Formatos de exportação: Os dados da grid podem ser exportados ao clicar em Gerar Relatório na barra superior do grid. Na sequência é necessário selecionar o formato de exportação do relatório e, em seguida, clicar no botão Exportar conforme é apresentado na imagem abaixo.
Atenção! Atualmente o relatório é exportado apenas nos formatos CSV e EXCEL. Em breve, será liberado o formato PDF.
Espero que este artigo o tenha ajudado!