Como funciona a ordem dos vencimentos das parcelas de diferentes condições de pagamento do contrato de venda?

 Ao emitir o contrato de venda as parcelas das condições de pagamento não ficaram conforme seus vencimentos? Iremos explicar como funciona essa ordenação neste presente artigo.

Pré-requisito

 Em Segurança/Administração/Parâmetros temos o código 45-Definição do período a ser considerado na não coincidência das datas de vencimento das parcelas, que pode ser Diário ou Mensal:

Caso configure para não poder coincidir o vencimento das parcelas no cadastro da condição de pagamento do contrato, este parâmetro poderá interferir, podendo ser possível não coincidir quando for no mesmo dia ou no mesmo mês.

 

Passo a passo 

1. O sistema lança as parcelas das condições de pagamento conforme a ordem das condições, essa ordem é definida conforme são lançadas as condições, neste exemplo abaixo a condição PS está em primeiro e a condição PM em segundo, significa que primeiro serão lançadas todas as parcelas da condição PS para depois lançar as parcelas da condição PM:

2. Se a ordem das condições são: SINAL (1), MENSAL (2), SEMESTRA L(3) e FINANCIAMENTO (4), significa que primeiro irá lançar todas as parcelas do sinal, em seguida irá lançar todas as parcelas do Mensal, e ao lançar as Semestrais, caso configure pra não coincidir as datas de vencimento, como já existem parcelas mensais no dia de lançar a semestral, o sistema vai jogar pro próximo mês disponível, que é quando acabam as parcelas da mensal.

Nessas situações de parcelas Semestrais, balões, o ideal é colocá-las no início da ordem das condições, pois assim o sistema lança primeiro as semestrais nas datas desejadas, e ao lançar as mensais irá apenas pular os meses que já existem as semestrais.

Dica! Vamos colocar dois exemplos abaixo para melhor entendimento:

1° Neste colocamos as parcelas semestrais PS antes da mensal PM, ambas configuradas para não coincidir:


No relatório extrato do cliente modelo I, observe que as semestrais ficaram em suas respectivas datas, começando em 10/05/2025, depois 10/11/2025 e assim por diante, sem coincidir com as mensais, este geralmente é o cenário mais utilizado:


2° Mas se colocar a condição mensal PM primeiro e a Semestral em segundo, primeiro serão lançadas todas as mensais e ao lançar as semestrais como está configurado para não coincidir, elas ficarão com seus vencimentos apenas quando tiver um mês livre, ou seja, ao final do contrato:

Observe que as semestrais só foram lançadas com vencimento a partir de 10/07/2027 que foi o primeiro mês que não tinham parcelas lançadas, visto que está configurado para não poder coincidir:


 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.