A nova tela de Contrato de Locações centraliza as ações referentes aos contratos de locações. Através dela é possível solicitar, finalizar e cancelar o contrato, além de imprimir e cadastrar uma nova obrigação.
Pré-requisito
Usuários não administradores precisam ter permissão para consultar a tela em Segurança > Autorizações Usuários ou Perfis > Ações do usuário ou Ações do perfil. O código da ação para consulta é o 7351 COM – LIP – Contratos de Locações.
Passo a passo
Como Acessar: No menu Comercial > Locação de Imóveis > Contratos (novo) encontraremos a tela conforme imagem abaixo:
Recursos Disponíveis:
1) Tela de Consulta de contratos de locações de imóveis
Na tela estão disponíveis os filtros Empresa, Empreendimento, Contrato, Unidade, Cliente, Data Inicial e Data Final de emissão do contrato. Dica! Na opção 'Mais filtros', ainda é possível filtrar também por Reajuste (manual ou automático) e Tipo de reajuste. Preencha os filtros de acordo com os dados a serem exibidos e clique em Consultar para que as informações sejam exibidas.
Ao fazer a consulta, teremos o seguinte resultado apresentado na figura abaixo, Tela de Resultados de Consulta.
As informações disponibilizadas nas colunas são: Situação do contrato, Empresa, Empreendimento, Contrato, Cliente, Unidade, Quantidade de unidades, Área Privativa, Data do contrato, Valor do Contrato, Valor da Parcela, Tempo locação, Título, Valor por metro quadrado, Percentual de Desconto, Reajustável, Data Base do reajuste, Frequência do reajuste, Reajuste, Tipo de reajuste, Data cancelamento e Ações.
Dica! Os chips que ficam acima das colunas, permitem selecionar os contratos de acordo com a situação, ou seja, clicando em uma determinada situação, serão exibidos apenas os contratos que estejam nesta situação. Exemplo: Clicando em "Emitido", serão exibidos na grid apenas os contratos emitidos.
Atenção! A coluna Ações permite que sejam realizadas diversas ações, porém elas variam de acordo com a situação do contrato.
- Quando são exibidos todos os contratos, independente da sua situação cadastral, na coluna Ações é exibido apenas o ícone de edição, que direciona para tela de solicitação de contrato.
- Na exibição de contratos com situação cadastral 'Aguardando emissão', na coluna Ações são exibidas apenas as opções de impressão e edição.
- Para contratos emitidos, a coluna Ações apresenta as opções: editar, imprimir, cadastrar nova obrigação, cancelar e finalizar. Já para os contratos que apresentam a situação cadastral 'Cancelado' ou 'Finalizado', apenas a opção de edição é exibida.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!