Neste artigo, você aprenderá como configurar o MFA (autenticação multifatorial) por aplicativo no Sienge, uma ferramenta que oferece uma camada extra de segurança para proteger sua conta.
Se sua organização ativou o MFA por aplicativo, esta configuração será obrigatória para acessar o sistema. O processo é simples e inclui etapas como validação por e-mail e integração com aplicativos de autenticação, como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator. Em alguns casos, usuários que não conseguem escanear QR Codes, como por problemas na câmera do dispositivo, podem usar um código de ativação.
Siga o passo a passo abaixo para realizar a configuração e garantir o acesso seguro à sua conta no Sienge Plataforma!
Passo a passo
1. Para iniciar o processo de configuração, acesse https://basedocliente.sienge.com.br e realize o login com sua conta no Sienge ID já cadastrada.
2. Clique em “Entrar com Sienge ID”. Informe seu e-mail e clique em “Continuar”.
3. Faça login no seu provedor de identidade (Microsoft, Google ou Sienge ID).
4. Realize a autenticação de múltiplos fatores por e-mail.
5. Em seguida, será apresentada a tela de configuração do MFA por aplicativo, com algumas definições. Clique em “Iniciar”.
6. Na sequência, será apresentada uma tela demonstrando o passo a passo guiado da configuração do MFA por aplicativo. Clique em “Continuar”.
7. O próximo passo será o cadastro do seu usuário e a aplicação Sienge ID em algum aplicativo de MFA, tais como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou outro de sua preferência. Para cadastrar o Sienge ID no seu aplicativo de MFA, clique em “Ver chave de ativação”.
8. Será apresentada a seguinte tela. Copie o código e digite no seu aplicativo de MFA.
9. Após o cadastro do Sienge ID no seu aplicativo de MFA, digite o código de validação gerado no seu aplicativo, na tela abaixo:
9. Pronto! A configuração do MFA por aplicativo foi realizada com sucesso!
Considerações e alertas
A configuração do MFA por aplicativo para o seu usuário será obrigatória se sua organização ativou o MFA por aplicativo, ou seja, você não conseguirá fazer o login em sua aplicação se esta configuração não for realizada.
A validação do MFA por e-mail é uma etapa obrigatória para configurar o MFA por aplicativo. Seu objetivo é garantir que a pessoa realizando a configuração seja realmente o proprietário do e-mail associado à conta do usuário.
Após a configuração da autenticação MFA por aplicativo feita pelo usuário, a cada novo login será possível escolher se autenticar por aplicativo (recomendada) OU por e-mail.
Uma vez configurada a autenticação MFA por aplicativo, não será necessária realizar nova configuração de MFA por aplicativo para acessar outra organização que também solicite a autenticação MFA por aplicativo, pois seu nome de usuário é o identificador no aplicativo de MFA.
Se seu nome de usuário mudar, será necessário fazer nova configuração de MFA por aplicativo, com este novo nome de usuário.
Se a organização desativar a autenticação MFA por aplicativo, a configuração do MFA por aplicativo continua válida, pois é vinculada a seu usuário.
O tempo de sessão do usuário no Sienge ID é de até 24 horas de inatividade ou 15 dias de atividade contínua. Após a expiração desse período, será necessário realizar a autenticação MFA por aplicativo para continuar acessando o sistema.
A sessão do usuário em um sistema de informação é o período em que o usuário está conectado e interage com o sistema. Ela começa quando o usuário faz login e termina quando ele faz logout ou fica inativo por um tempo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!