Ao tentar excluir uma baixa no sistema de Contas a Receber, você pode ver a mensagem : A baixa não pode ser excluída pois possui um cheque que foi utilizado em operações.
Isso acontece porque a baixa foi recebida por cheque, e este cheque está marcado como depositado.
Passo a passo
1) Ao acessar a rotina de Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Alteração e Exclusão, você pode consultar utilizando o Título, Cliente ou Período.
1.1) Ao consultar os dados, você pode selecionar a parcela que deseja visualizar para verificar a forma de recebimento. Basta clicar no ícone do lápis para abrir a edição e, na aba "Forma de Recebimento", o tipo estará marcado como Cheque.
2) Depois de validar a forma de recebimento, para verificar a situação do cheque, acesse a rotina de Financeiro / Contas a Receber / Controle de Cheques Recebidos / Operação com Cheques.
Pesquise pelo título ou empresa onde ocorreu a baixa, consulte e clique no ícone do lápis de edição referente à parcela.
2.1) A situação atual do cheque deve estar como "Depositado". Para conseguir excluir a baixa, será necessário desfazer esse processo.
Para desfazer o processo do cheque, clique no ícone do lápis para abrir o registro.
2.2) Após clicar no lápis, o sistema irá abrir a seguinte tela :
2.3) Neste caso, é necessário excluir a operação marcada como "Depositado". Para isso, basta clicar no ícone da lixeira e salvar.
3) Depois de desfazer o processo com o cheque, você pode acessar novamente a rotina de baixa. Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Alteração e Exclusão :
3.1) Para consultar, utilize o título, cliente ou empresa. Selecione a parcela que deseja excluir a baixa, clique no ícone da lixeira e depois em "Salvar". Assim, a baixa será excluída com sucesso.
Dica! Caso tenha dúvida sobre realizar operação com cheques, temos este artigo com todo passo a passo e orientações : Como é possível fazer o controle de cheques recebidos?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!