Para otimizar a inserção de dados de desembolso em insumos, esta funcionalidade foi desenvolvida com o objetivo de reduzir o esforço dedicado a essa tarefa repetitiva. A nova ferramenta permite não apenas gerar e gerenciar dados de desembolso, mas também extrair essas informações em formato Excel para análises detalhadas. Essa abordagem facilita a manipulação e visualização dos Cronogramas de Desembolso, contribuindo para um planejamento financeiro mais eficiente das obras.
Passo a passo
Passo 1: Acesse a tela de "Desembolso de Insumos" em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Desembolso de Insumos.
Nessa tela, você terá a oportunidade de gerar e atualizar os dados de desembolso dos insumos de uma tabela. É possível filtrar os insumos por grupo de insumos, descrição ou até mesmo pelos códigos, tanto do insumo quanto o auxiliar.
Veja os filtros e uma breve explicação sobre cada um deles:
Atenção! Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios.
- Tabela*: É onde o insumo está cadastrado no sistema, somente este campo é obrigatório;
- Descrição/Sinônimo: Refere-se à descrição ou sinônimo do insumo;
- Código do insumo: É o código criado pelo Sienge ao cadastrar o insumo;
Atenção! Ao especificar o código, não será necessário inserir mais nenhuma informação.
- Grupos de Insumo: Refere-se à(s) família(s) de insumos que está associada ao(s) insumo(s) existente(s);
- Código auxiliar do insumo: É o código de referência do insumo, aceita números e letras;
Passo 2: Selecione a tabela dos insumos que deseja que recebam novos dados de desembolso, demais filtros desejados e clique em CONSULTAR.
Dentro da tabela de resultados, você encontrará informações relevantes sobre o desembolso dos insumos, com a possibilidade de ordenar e filtrar todas as colunas de dados simples, exceto a de parcelas.
Abaixo explicamos mais sobre as colunas apresentadas e o contexto breve de cada uma delas:
As colunas de dados de desembolso:
- Tem Desembolso? Essa coluna indica se o insumo da linha já possui ou não algum parcelamento de desembolso preenchido. Ela tem o intuito de facilitar o controle de inserção de dados de desembolso nos insumos da tabela;
- Característica de Serviço: A característica de serviço indica que o insumo possui condições de pagamento semelhantes às de um serviço de mão de obra, ou seja, o pagamento é definido apenas pelo período de prestação. Por outro lado, insumos que não apresentam essa característica têm intervalos de entrega, além do período de pagamento;
Atenção! Se um insumo já possuir um intervalo de entrega e receber uma marcação de "característica de serviço", o intervalo de entrega será desconsiderado.
- Intervalo de Entregas: O intervalo de dias entre as entregas do insumo significa que as entregas ocorrerão a cada determinado número de dias durante a execução do serviço. Quando há um intervalo de entregas, as regras de desembolso do insumo serão aplicadas a cada entrega.
Atenção! Se um insumo já tiver uma marcação de "característica de serviço" e receber um intervalo de entrega, essa marcação de "característica de serviço" será desfeita.
- Parcelas: Parcelas para o pagamento do insumo. Neste espaço, serão informadas a quantidade de dias a ser considerada desde o início do serviço até o pagamento, bem como o percentual de desembolso correspondente a cada parcela.
Além disso, é possível extrair dados em . XLSX ou . CSV para análises prévias à alteração de dados de fato.
Para adicionar ou modificar os dados de desembolso, basta selecionar os insumos desejados e clicar no botão "Adicionar Desembolso", conforme disposto na figura a seguir.
Passo 3: A partir deste ponto, uma janela será exibida para que você possa selecionar os dados a serem aplicados nos insumos escolhidos. Veja abaixo como esse processo funciona:
Apresentamos algumas sugestões de opções de parcelamento comumente utilizadas, as quais podem ser ajustadas conforme necessário. Além disso, é possível criar uma forma de parcelamento ao clicar em "Adicionar Condição".
Atenção! Abaixo estão as regras existentes:
- Ao selecionar o campo "Possui características de serviço" o "Intervalo de entregas" ficará desabilitado e não será considerado, mesmo que preenchido;
- Os dias presentes em um parcelamento não poderão ser repetidos;
- O campo de percentual das parcelas não poderá ser nulo, sendo no máximo até 100;
- Serão aceitos percentuais com até duas casas decimais.
- A soma de percentuais das parcelas deverá fechar 100%, caso contrário, será apresentado um alerta até que este ponto seja sanado;
- Ao excluir todas as sugestões da janela, elas voltarão a ser exibidas;
Passo 4: Escolha a configuração de desembolso desejada para os insumos selecionados na tela anterior, e em seguida aperte o botão "Gerar Desembolso".
Para concluir a ação, é imprescindível digitar "Concordo" e clicar em confirmar na janela de confirmação, conforme ilustrado na figura abaixo.
Ao concluir a inserção ou modificação dos desembolsos, você receberá uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela e retornará à tela de consulta. Visando uma usabilidade aprimorada, todos os filtros anteriormente utilizados ficarão salvos, e a consulta estará novamente acessível na tabela de resultados.
O que achou desta melhoria? Sua opinião é muito importante para nós!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!