Como otimizar o cadastro e a gestão de desembolsos de insumos?

Para otimizar a inserção de dados de desembolso em insumos, esta funcionalidade foi desenvolvida com o objetivo de reduzir o esforço dedicado a essa tarefa repetitiva. A nova ferramenta permite não apenas gerar e gerenciar dados de desembolso, mas também extrair essas informações em formato Excel para análises detalhadas. Essa abordagem facilita a manipulação e visualização dos Cronogramas de Desembolso, contribuindo para um planejamento financeiro mais eficiente das obras. 

 

Passo a passo 

 

Passo 1: Acesse a tela de "Desembolso de Insumos" em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Desembolso de Insumos. 

 

 

 

 

 

Nessa tela, você terá a oportunidade de gerar e atualizar os dados de desembolso dos insumos de uma tabela. É possível filtrar os insumos por grupo de insumos, descrição ou até mesmo pelos códigos, tanto do insumo quanto o auxiliar.  

 

Veja os filtros e uma breve explicação sobre cada um deles: 

 

Atenção! Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios.  


  • Tabela*: É onde o insumo está cadastrado no sistema, somente este campo é obrigatório; 
  • Descrição/Sinônimo: Refere-se à descrição ou sinônimo do insumo; 
  • Código do insumo: É o código criado pelo Sienge ao cadastrar o insumo; 

 

Atenção! Ao especificar o código, não será necessário inserir mais nenhuma informação.  

 

  • Grupos de Insumo: Refere-se à(s) família(s) de insumos que está associada ao(s) insumo(s) existente(s); 
  • Código auxiliar do insumo: É o código de referência do insumo, aceita números e letras; 

 

Passo 2: Selecione a tabela dos insumos que deseja que recebam novos dados de desembolso, demais filtros desejados e clique em CONSULTAR. 

 

 

 

Dentro da tabela de resultados, você encontrará informações relevantes sobre o desembolso dos insumos, com a possibilidade de ordenar e filtrar todas as colunas de dados simples, exceto a de parcelas.

 

 

 

Abaixo explicamos mais sobre as colunas apresentadas e o contexto breve de cada uma delas: 

 

As colunas de dados de desembolso: 

 

  • Tem Desembolso? Essa coluna indica se o insumo da linha já possui ou não algum parcelamento de desembolso preenchido. Ela tem o intuito de facilitar o controle de inserção de dados de desembolso nos insumos da tabela;  
  • Característica de Serviço: A característica de serviço indica que o insumo possui condições de pagamento semelhantes às de um serviço de mão de obra, ou seja, o pagamento é definido apenas pelo período de prestação. Por outro lado, insumos que não apresentam essa característica têm intervalos de entrega, além do período de pagamento; 

 

Atenção! Se um insumo já possuir um intervalo de entrega e receber uma marcação de "característica de serviço", o intervalo de entrega será desconsiderado.  

 

  • Intervalo de Entregas: O intervalo de dias entre as entregas do insumo significa que as entregas ocorrerão a cada determinado número de dias durante a execução do serviço. Quando há um intervalo de entregas, as regras de desembolso do insumo serão aplicadas a cada entrega. 

 

Atenção! Se um insumo já tiver uma marcação de "característica de serviço" e receber um intervalo de entrega, essa marcação de "característica de serviço" será desfeita. 

 

  • Parcelas: Parcelas para o pagamento do insumo. Neste espaço, serão informadas a quantidade de dias a ser considerada desde o início do serviço até o pagamento, bem como o percentual de desembolso correspondente a cada parcela. 

 

Além disso, é possível extrair dados em . XLSX ou . CSV para análises prévias à alteração de dados de fato. 

 

 

 

Para adicionar ou modificar os dados de desembolso, basta selecionar os insumos desejados e clicar no botão "Adicionar Desembolso", conforme disposto na figura a seguir.  

 

 

 

Passo 3: A partir deste ponto, uma janela será exibida para que você possa selecionar os dados a serem aplicados nos insumos escolhidos. Veja abaixo como esse processo funciona: 

 

 

 

Apresentamos algumas sugestões de opções de parcelamento comumente utilizadas, as quais podem ser ajustadas conforme necessário. Além disso, é possível criar uma forma de parcelamento ao clicar em "Adicionar Condição". 

 

Atenção! Abaixo estão as regras existentes:


  • Ao selecionar o campo "Possui características de serviço" o "Intervalo de entregas" ficará desabilitado e não será considerado, mesmo que preenchido; 
  •  Os dias presentes em um parcelamento não poderão ser repetidos; 
  • O campo de percentual das parcelas não poderá ser nulo, sendo no máximo até 100; 
  • Serão aceitos percentuais com até duas casas decimais. 
  • A soma de percentuais das parcelas deverá fechar 100%, caso contrário, será apresentado um alerta até que este ponto seja sanado; 
  • Ao excluir todas as sugestões da janela, elas voltarão a ser exibidas; 

 

Passo 4: Escolha a configuração de desembolso desejada para os insumos selecionados na tela anterior, e em seguida aperte o botão "Gerar Desembolso".  

 

Para concluir a ação, é imprescindível digitar "Concordo" e clicar em confirmar na janela de confirmação, conforme ilustrado na figura abaixo. 

 

 

 

Ao concluir a inserção ou modificação dos desembolsos, você receberá uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela e retornará à tela de consulta. Visando uma usabilidade aprimorada, todos os filtros anteriormente utilizados ficarão salvos, e a consulta estará novamente acessível na tabela de resultados. 

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 

 

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