Como valido os dados gerados na DIRF?

A DIRF é uma declaração que comunica à Receita Federal os valores de imposto de renda e outras contribuições retidas em pagamentos a terceiros no ano anterior. Essa medida visa garantir que as empresas estejam em conformidade com as normas de recolhimento do imposto de renda, ajudando a prevenir a sonegação fiscal.

Os dados da DIRF são cruzados com as declarações de pessoas físicas. Se houver discrepâncias, o contribuinte responsável pelo erro deverá prestar esclarecimentos e realizar as devidas correções.

Pré-requisito

  • Ao gerar o arquivo da DIRF, são verificados os títulos do sistema “Contas a pagar” que possuem impostos retidos no período informado (Financeiro → Contas a Pagar → Títulos→ link de “Impostos”).
  • Serão gerados os títulos, cujo imposto retido, no cadastro do imposto, esteja identificado com a opção “Imposto gera informações para DIRF e Informe de Rendimentos” e que possuem o código da receita informado (Apoio → Impostos → Cadastros).
  • São considerados para a entrega da DIRF os documentos que estejam marcados como “Documento fiscal” e/ou “Incidir impostos (PIS,COFINS,IRPJ, CSLL)”.
  • É necessário o cadastro do responsável pela empresa (Apoio → Empresas → Cadastros, link “Responsáveis”).
  • Serão considerados na DIRF todos os títulos baixados. Com exceção daqueles baixados por “Cancelamento”, “Substituição”, “Estorno” e “Abatimento de Adiantamento”.


 

Passo a passo

Pegamos um estudo de caso como exemplo para realização da análise, conforme exemplificação abaixo.


1 - No relatório financeiro (Financeiro / Contas a Pagar / Relatórios / Impostos / Retenções), apresenta para o ano de 2024, valor mensal e anual:



Atenção! 
Através do Sienge é possível gerar o arquivo apenas com as informações dos beneficiários cujos rendimentos sofreram retenção de IRRF, CSLL, PIS.

2 - Na relação dos valores apresentados no arquivo DIRF e o relatório financeiro devem constar as mesmas informações, conforme imagem abaixo:


3 - Confrontado os dados, o campo Rendimento e Impostos precisam estar em acordo com o relatório de retenções gerado no contas a pagar no Sienge.


Dica! Veja também nosso artigo Como gerar o arquivo da DIRF?

  

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.