Se foi definido um indexador de reajuste diferente de 0-REAL no contrato de locação e você observou que nos relatórios as parcelas do contrato aparecem vinculadas ao indexador 0-REAL, abaixo explicaremos sobre.
Passo a passo
1. Por padrão, as parcelas de locação irão aparecer vinculadas ao indexador 0-REAL nos relatórios, isso porque para contratos de locação não é possível fazer o reajuste mensal, ou seja, não tem o mesmo comportamento dos contratos de venda que é possível reajustar de forma mensal, ou para as correções anuais que é possível marcar a flag " Corrigir o valor do saldo das parcelas com correção anual".
Por esse motivo, nos relatórios apresentamos o indexador 0-REAL, mas não se preocupe, quando chegar o momento de reajustar o sistema irá pegar exatamente o indexador que está informado no contrato de locação.
Exemplo:
- No exemplo a seguir, o contrato está configurado para ser reajustado pelo indexador 3, e as parcelas dele aparecem vinculadas ao indexador 0-REAL no Relatório Extrato de Cliente (vide coluna 'Id' no segundo print):
- Se o reajuste fosse feito considerando o indexador 0-REAL ao invés do 3-INCC, as parcelas não teriam sido alteradas, pois indexador 0-REAL não corrige as parcelas. Mas veja abaixo que após o reajuste, o valor das parcelas se alteraram, de 1.000,00 para 1.018,62. O que prova que as parcelas foram reajustadas pelo indexador 3. Importante ressaltar que mesmo após o reajuste, no Extrato continuará aparecendo o indexador 0 na coluna 'Id'.:
- Para ter certeza do indexador de reajuste, emita o relatório Análise de Contrato de Locação em Comercial / Locação de Imóveis / Relatórios / Análise de Contrato de Locação, marcando a flag 'Histórico de Operações', e ao final do relatório aparecerá com qual indexador as parcelas foram reajustadas e qual foi o percentual de reajuste, exemplo:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!