O relatório Mapa de Cotações pode oferecer diversos apoios ao usuário, ajudando na análise e na tomada de decisões durante o processo de compras e negociações. O mapa de cotações deve ser utilizado após o cadastro da cotação negociada. Ele exibe os dados preenchidos durante a negociação, incluindo o menor preço, o maior preço e o fornecedor escolhido. Essa ferramenta é extremamente útil para a conferência das informações registradas, permitindo verificar se a melhor opção foi, de fato, selecionada.
Atualmente o relatório pode ser emitido nos formatos PDF, XLS, XLSs. Neste artigo iremos destacar algumas melhorias realizadas no relatório Mapa de Cotações.
Como acessar?
Menu Suprimentos > Compras > Relatórios > Cotações de Preço > Mapa de Cotações.
Benefícios esperados:
Familiaridade: Amplamente utilizado e conhecido, minimizando a necessidade de treinamento adicional.
Flexibilidade: Fácil manipulação e personalização de dados, com recursos como filtros e gráficos.
Análise Avançada: Ferramentas robustas para análises complexas, incluindo tabelas dinâmicas e funções financeiras.
Interoperabilidade: Alta compatibilidade com outras plataformas e sistemas, facilitando a troca de dados.
Eficiência: Suporte a grandes volumes de dados com cálculo automático, aumentando a eficiência operacional.
Formatos Impecáveis: Ajustes para evitar quebras de página em documentos impressos.
Confira neste artigo como emitir o Relatório Mapa de Cotações e as melhorias implementadas.
Pré-requisito
Os pré requisitos para emissão do Relatório Mapa de Cotação seguem o comportamento padrão do Sienge. São eles:
- Permissão na ação de usuário 1373 (SUP-ADC - Relatórios - Mapas de Cotações) no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Ações de Usuário.
- Deve existir pelo menos 1 negociação para pelo menos 1 fornecedor da cotação de preços.
Dica! Saiba mais em: Como cadastrar uma Negociação para a Cotação de Preços?
Passo a passo
1) Acesse o menu Suprimentos > Compras > Relatórios > Cotações de Preço > Mapa de Cotações.
2) Para emissão basta utilizar os filtros da consulta na tela de emissão e clicar no botão VISUALIZAR.
Nota! Caso nenhum filtro seja informado, o sistema exibirá as cotações registradas de acordo com o filtro "Período" na tela.
3) O relatório será exibido em colunas, destacando a cotação, os insumos, os fornecedores e os valores cotados.
Melhorias realizadas no relatório:
- Flag ‘’ Gerar relatório sem quebra de página por fornecedor’’: Será possível gerar um relatório detalhado no formato XLS, no qual as colunas de fornecedores se expandem horizontalmente, mantendo uma única linha por insumo. O relatório exportado em XLS não apresentará quebras de linha por fornecedor e, independentemente do formato de visualização selecionado, será exportado no formato XLS.
Atenção! Ao selecionar a opção "Impressão resumida", não será possível exportar o relatório em XLS no formato horizontal, sem quebras de página.
- Atualização do conceito de maior e menor preço da negociação: Anteriormente, o maior e menor preço da negociação era baseado no preço unitário do insumo para análise. Agora, o conceito de maior e menor preço será calculado com base no: Subtotal + Frete unitário. Para exibir o maior e menor preço, é necessário selecionar a opção "Destacar maior e menor preço".
Atenção! Vale lembrar que o Preço Total é calculado como:
- Subtotal = Preço unitario + desconto + %desconto + %acrescimo + %IPI + %ICMS x Quantidade negociada
- Frete unitario = valor do frete unitário do insumo X Quantidade negociada
- Preço Total = Subtotal + frete unitario.
Dica! Recomendamos a utilização do Excel, que facilitará a organização dos dados de forma contínua e clara.
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!