Suprimentos/Compras: Como funciona o Relatório Mapa de Cotações?

O relatório Mapa de Cotações pode oferecer diversos apoios ao usuário, ajudando na análise e na tomada de decisões durante o processo de compras e negociações. O mapa de cotações deve ser utilizado após o cadastro da cotação negociada. Ele exibe os dados preenchidos durante a negociação, incluindo o menor preço, o maior preço e o fornecedor escolhido. Essa ferramenta é extremamente útil para a conferência das informações registradas, permitindo verificar se a melhor opção foi, de fato, selecionada. 


Atualmente o relatório pode ser emitido nos formatos PDF, XLS, XLSs. Neste artigo iremos destacar algumas melhorias realizadas no relatório Mapa de Cotações. 


Como acessar? 

  • Menu Suprimentos > Compras > Relatórios > Cotações de Preço > Mapa de Cotações.  


Benefícios esperados: 

  • Familiaridade: Amplamente utilizado e conhecido, minimizando a necessidade de treinamento adicional. 

  • Flexibilidade: Fácil manipulação e personalização de dados, com recursos como filtros e gráficos. 

  • Análise Avançada: Ferramentas robustas para análises complexas, incluindo tabelas dinâmicas e funções financeiras. 

  • Interoperabilidade: Alta compatibilidade com outras plataformas e sistemas, facilitando a troca de dados. 

  • Eficiência: Suporte a grandes volumes de dados com cálculo automático, aumentando a eficiência operacional. 

  • Formatos Impecáveis: Ajustes para evitar quebras de página em documentos impressos. 

 

Confira neste artigo como emitir o Relatório Mapa de Cotações e as melhorias implementadas.  

Pré-requisito


Os pré requisitos para emissão do Relatório Mapa de Cotação seguem o comportamento padrão do Sienge. São eles:  

  • Permissão na ação de usuário 1373 (SUP-ADC - Relatórios - Mapas de Cotações) no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Ações de Usuário. 

 
 
 

  • Deve existir pelo menos 1 negociação para pelo menos 1 fornecedor da cotação de preços. 
     

Passo a passo


1) Acesse o menu Suprimentos > Compras > Relatórios > Cotações de Preço > Mapa de Cotações. 

2) Para emissão basta utilizar os filtros da consulta na tela de emissão e clicar no botão VISUALIZAR. 
 
 


Nota! Caso nenhum filtro seja informado, o sistema exibirá as cotações registradas de acordo com o filtro "Período" na tela. 
 

3) O relatório será exibido em colunas, destacando a cotação, os insumos, os fornecedores e os valores cotados. 


Melhorias realizadas no relatório: 

  • Flag ‘’ Gerar relatório sem quebra de página por fornecedor’’: Será possível gerar um relatório detalhado no formato XLS, no qual as colunas de fornecedores se expandem horizontalmente, mantendo uma única linha por insumo. O relatório exportado em XLS não apresentará quebras de linha por fornecedor e, independentemente do formato de visualização selecionado, será exportado no formato XLS. 

 

 

Atenção! Ao selecionar a opção "Impressão resumida", não será possível exportar o relatório em XLS no formato horizontal, sem quebras de página. 

 


  • Atualização do conceito de maior e menor preço da negociação: Anteriormente, o maior e menor preço da negociação era baseado no preço unitário do insumo para análise. Agora, o conceito de maior e menor preço será calculado com base no: Subtotal + Frete unitário. Para exibir o maior e menor preço, é necessário selecionar a opção "Destacar maior e menor preço". 
     
     
     

Atenção!  Vale lembrar que o Preço Total é calculado como: 

  

  • Subtotal = Preço unitario + desconto + %desconto + %acrescimo + %IPI + %ICMS x Quantidade negociada 
  • Frete unitario = valor do frete unitário do insumo X Quantidade negociada 
  • Preço Total = Subtotal + frete unitario. 
 

 

 

Dica! Recomendamos a utilização do Excel, que facilitará a organização dos dados de forma contínua e clara. 

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Esperamos que este artigo tenha ajudado!

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