O registro E113 do SPED Fiscal é referente as Informações adicionais dos Ajuste da Apuração do ICMS - Identificação dos documentos Fiscais. Conforme pode ser consultado no Guia do SPED ICMS-IPI, este registro tem por objetivo identificar os documentos fiscais relacionados aos ajustes. Neste artigo aprenderá a cadastrar esse registro no Sienge para que seja apresentado no arquivo gerado do SPED.
Pré-requisito
2) Ter praticado os cadastros iniciais de empresa e imposto;
3) Ter gerado a apuração de ICMS para o período:
4) Ter feito as parametrizações fiscais conforme orientação do manual do sistema de obrigações fiscais. Dica! Para auxiliar nas configurações, segue o link que pode baixar o manual completo no artigo: O que é o manual do sistema de obrigações fiscais?
Passo a passo
Passo 1 - Incluir nas notas fiscais que possui itens com ajuste de apuração para isso acesso o seguinte caminho: Contas a pagar/Titulo/Informações fiscais/Informações Adicionais e Observações;
Passo 2 - Deverá incluir os ajuste acessando a grid ‘Observação de lançamento fiscal’ clicado em adicionar;
Passo 3 - Ao Clicar em ‘Adicionar’ será apresentando algumas informações obrigatórias para preenchimento conforme imagem a baixo, após incluir as informações selecionar a opção ‘Adicionar’ dentro da grid ‘Outras Obrigações’;
Passo 4 - Ao Clicar em adicionar será apresentado a baixo da grid ‘Outras Obrigações’ campos para incluir os dados do Ajuste. O Código de ajuste que deverá ser informado deverá ser da tabela 4.1.1 do Guia do SPED ICMS-IPI. Inclua as infomações e clique em ‘Confirmar’ o ajuste será apresentando na grid, caso tenha mai ajuste a incluir para o documento fiscal repita o processo.
Passo 5 - Após salvar os dados do ajuste clique em confirmar para salvar as alterações no título.
Passo 6 - Gerar a apuração do ICMS acessando o fluxo: Contabilidade fiscal/Obrigações fiscais/Apuração de Impostos/ICMS;
Passo 7 - O ajuste pode ser visualizado na apuração acessando a lupa de ‘Detalhamento da apuração’ na grid ‘Impostos Apurados’ da tela de Apuração de ICMS’, conforme imagem a baixo;
Passo 8 - Acesse a aba ‘Ajuste e informações Adicionais’ a grid ‘Ajustes da apuração’ apresentará a consolidação dos dados por código de ajuste da tabela 4.1.1.
Passo 9 - Geração do arquivo SPED Fiscal, acesse o fluxo: Contabilidade fiscal/Obrigações Fiscais/SPED/EFD ICMS-IPI/Geração, preencha os dados da empresa e marque a opção ‘Gerar registro de apuração do impostos (bloco E).
O arquivo será gerado com os registros E113 que descrimina os itens das notas fiscais que receberam ajustes e o registro E111 consolidará essas informações por código de ajuste.
Atenção! O campo código do ajuste deve ser preenchido conforme a orientação do contador.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!