Ao tentar excluir uma baixa de Adiantamento, o sistema informa que o saldo não pode ficar negativo, porém não existe baixa de abatimento de adiantamento posterior a baixa de adiantamento.
Isso pode ocorrer devido inicialização de saldo manual com valor menor que o saldo anterior.
Passo a passo
Para verificar se há lançamento de saldo, após a baixa de Adiantamento, acesse: Financeiro > Contas a Receber > Relatórios > Saldo de Adiantamento > Saldo/Extrato de Adiantamento.
Insira as informações para consultar as informações desejadas.
Ao emitir o relatório irá verificar que após a baixa de Adiantamento, existe um estorno. Isso se dá, decorrente ao lançamento de uma inicialização de saldo menor que o saldo anterior.
Para que seja possível excluir a baixa de adiantamento, será necessário incluir novamente o valor referente a parcela, via Inicialização de Saldos
- Para incluir o Saldo acesse, Financeiro / Apoio / Adiantamentos / Inicialização de Saldos de Clientes;
- Busque pelo cliente e empresa, desejados
- Clique em NOVO:
- Irá preencher os campos obrigatórios, data e o valor referente ao adiantamento estornado, e clicar em Salvar:
Feito este processo você pode verificar o lançamento em Financeiro > Contas a Receber > Relatórios > Saldo de Adiantamento > Saldo/Extrato de Adiantamento.
Tendo lançado o saldo novamente, pode seguir para a tela Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Alteração/Exclusão e realizar a exclusão da baixa normalmente.
Atenção! Este processo é necessário apenas caso não houver baixa de Abatimento de Adiantamento, posterior a data do Adiantamento. Caso houver, primeiramente deve-se excluir a baixa de Abatimento para que consiga excluir a baixa de Adiantamento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!