Em breve - Nova tela de Obrigações de Contratos de Locações

Atenção! Funcionalidade em fase final de testes, em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo. 

A proposta da nova tela é trazer inicialmente a função de importação de obrigações via planilha no momento inicial, facilitando o cadastro de várias obrigações de forma simultânea para contratos de locações. Esse recurso irá agilizar o cadastro dessas obrigações, dando mais eficiência para esta operação. 


O cadastro de obrigações de contratos de locações pode ser utilizado para diversos cadastros de receitas como IPTU, Seguro Incêndio, ou outra obrigação específica do contrato. Um cenário que a importação de obrigações pode facilitar é a do cadastro de valor variável do aluguel de um contrato de locação. Por exemplo, uma determinada empresa possui uma série de contratos de locações que possuem um valor variável mensal, a partir de agora vai ser possível cadastrar essas obrigações via planilha, permitindo melhor controle das locações, sendo compatível com visões Financeiro, Gerencial e Contábil.

 

A configuração dos tipos obrigação com plano financeiro permite a separação de valores em diferentes apropriações atendendo tanto a segregação de informação gerencial quanto à contabilidade. 

 

Uma vez criando uma obrigação para o valor variável mensal e despesas extras, com o uso das obrigações é possível gerar um único boleto por cliente com detalhamento de todas as cobranças conforme a figura abaixo.

 

 

Passo a passo


Como Acessar 


A tela de obrigações fica localizada em Comercial > Locação de Imóveis > Obrigações. A figura a seguir apresenta a estrutura da nova tela:

 

 

A tela é composta pelos seguintes filtros: 

  • Empresa; 
  • Empreendimento; 
  • Contrato;
  • Unidade;
  • Cliente;
  • Data inicial do contrato;
  • Data final do contrato.

Os resultados da Grid são dados dos contratos com as seguintes colunas:

  • Código da Empresa;
  • Empresa;
  • Código Empreendimento;
  • Empreendimento;
  • Código Contrato;
  • Contrato (número do contrato);
  • Código Unidade;
  • Unidade (número da unidade);
  • Código Cliente;
  • Cliente;
  • Data do contrato;
  • Coluna de ação.

 

No canto superior direito temos duas opções: ícone “engrenagem” e botão importar obrigações.

 

Como cadastrar Tipos de Obrigações 


A antiga tela de Tipos de Obrigações passa a ficar localizada no ícone “engrenagem” na tela de Obrigações. Ao clicar no ícone, o usuário será redirecionado para a tela de Tipos de obrigações conforme é apresentado pela figura a seguir.

 

 

Como cadastrar Obrigações de Contratos de Locações 


É possível cadastrar as obrigações de contratos de locações de 2 formas: cadastro por contrato ou importação. 

O cadastro por contrato continua sendo como era na tela antiga: ao fazer a consulta do contrato e clicar no ícone “lápis” na coluna de ações, a tela de cadastro de obrigações é habilitada conforme a imagem abaixo. 

 

 

A nova opção é fazer a importação de um arquivo Excel ao clicar em Importar Obrigações no canto superior direito será aberto uma modal conforme a imagem a seguir. 

 

 

Para fazer a importação você deve baixar o modelo de planilha de importação para fazer o preenchimento. As colunas para a importação são as seguintes:

  1. Código da Empresa;
  2. Número do Contrato;
  3. Número da Unidade;
  4. Código Tipo de Obrigação;
  5. Código Plano Financeiro;
  6. Código do Documento;
  7. Número do Documento;
  8. Data de emissão do título;
  9. Código Tipo de condição; 
  10. Data de vencimento das parcelas;
  11. Valor da parcela;
  12. Quantidade de parcelas;

 

Todas as colunas são obrigatórias e devem constar no arquivo. O único cenário de exceção são as colunas Código Plano Financeiro e Código Documento, caso o Tipo de Obrigação esteja configurado com essas informações, a coluna pode ficar sem preenchimento. 

 

É permitido importar um lote de 100 obrigações por arquivo. O formato aceito é .xls e .xlsx. 

 

Ao fazer o preenchimento e upload do arquivo, é só clicar no botão importar que as obrigações da planilha serão processadas e cadastradas!

 

Validações da Importação 


Caso algum dado da planilha não esteja correto será disponibilizado um relatório com os erros da importação conforme os exemplos das figuras a seguir: 


- É possível fazer o cadastro de várias obrigações para o mesmo contrato no mesmo arquivo, porém, as obrigações não podem ser iguais, com as mesmas características. Se estiver duplicado ocorrerá a mensagem: Operação duplicada:

 


- Se já existir a obrigação cadastrada e a mesma não estiver quitada, ocorrerá a mensagem: Existe uma obrigação cadastrada não quitada


Pois só após estar quitada poderá cadastrar uma igual, com os mesmos dados de contrato e tipo de obrigação.




  

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 

 




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