FAQ - Painel de Compras

Neste artigo estão listadas perguntas frequentes voltada para os usuários do sistema e da funcionalidade "Painel de Compras":


1) Quais permissões são necessárias para acessar o Painel de compras?

a) Ter acesso na ação de usuário 9230 (SUP-ADC – Painel de Compras – Consultar) no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Ações de Usuário.


  


b) Ter acesso na permissão 8. Manutenção dos dados da obra no Sistema de Compras, no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Obras.

 

2) Qual a diferença entre a aba Consulta e a aba Painel?

Aba Consulta: permite buscar insumos por filtros específicos e visualizar os resultados em uma tabela. Cada linha representa um insumo, e as colunas exibem as informações da sua jornada de compras.
Aba Painel: apresenta a jornada de compras organizada por etapas (Solicitação, Pedido, Nota Fiscal), utilizando cards que facilitam a visualização dos status e pendências.
 
3) Uma mesma Solicitação, Pedido ou Nota podem aparecer mais de uma vez no resultado da consulta? 
Sim, isso acontece porque os dados são organizados por insumo. Quando uma mesma Solicitação, por exemplo, estiver vinculada a mais de um insumo, ela será exibida várias vezes — uma linha para cada insumo relacionado.


Dica! Para visualizar as informações de forma agrupada (por Solicitação, por Obra ou qualquer outra coluna), use a função "Agrupar", disponível nos três pontinhos ao lado do título de cada coluna.


 

4) Como é calculada a “Data para Chegada à Obra”? Essa data corresponde à Data da Solicitação + Tempo de Entrega Estimado do insumo. O tempo de entrega pode ser consultado no cadastro do insumo na obra.


5) O que significa a coluna “Data de Entrega”? É a data informada no campo Entregas do insumo no pedido de compra. Mostra a previsão, o que já foi entregue e o saldo restante.


6) Posso exportar os dados do Painel de Compras?

Sim. É possível gerar relatórios nos formatos CSV e Excel, facilitando a análise externa e integração com ferramentas de BI. A exportação dos dados ocorre na tabela da aba Consulta em Gerar relatório.

7) As cotações de preço estão disponíveis no Painel de Compras? Ainda não. Essa funcionalidade está em estudo e será disponibilizada em uma entrega futura.

8) É possível ordenar, agrupar ou fixar colunas na aba Consulta? Sim. O menu de opções das colunas permite:

  • Ordenar valores (ordem alfabética ou ordem numérica);
  • Fixar colunas à esquerda/direita;
  • Aplicar filtros direto à coluna;
  • Agrupar dados por coluna;
  • Ocultar coluna.

 

9) Consigo acompanhar as aprovações por níveis de alçadas pelo Painel de Compras? Sim. A aba Consulta exibe os níveis de alçada das aprovações de Solicitação e Pedido. A alçada indicada representa o nível onde é necessária uma ação no momento — por exemplo, se estiver como 1ª alçada, significa que está aguardando aprovação desse nível. Para um acompanhamento mais detalhado, recomenda-se utilizar as telas específicas de aprovação.

 

10) Quantos cards são exibidos por coluna? Neste primeiro momento serão exibidos 50 cards por coluna.

 

 

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