Ao realizar o distrato em Comercial / Vendas / Contratos / Distratos, poderá ocorrer a seguinte mensagem:
Abaixo explicaremos o motivo e daremos soluções.
Passo a passo
Quando o sistema efetua o distrato, ele também irá distratar/cancelar os títulos de comissões se houver, caso ainda que não estiverem pagos. Com isso, caso esse título de comissão tenha guia de imposto, poderá ocorrer esta mensagem de impedimento.
Abaixo traremos duas opções, a primeira para caso queira cancelar essas comissões, onde será preciso então retirar o título da guia de imposto. A outra opção é a configuração de comissão, poderá alterar para que as comissões não sejam canceladas quando houver o distrato do contrato de venda.
1° OPÇÃO:
1. Essa opção é para caso queira excluir o título da guia de imposto e cancelar a comissão quando o contrato for distratado.
O contrato de venda a ser cancelado provavelmente tem comissões cadastradas e será preciso verificar se essas comissões tem guia do imposto. Acesse Comercial / Vendas / Comissões / Cadastro de Comissões, consulte os dados do contrato e verifique as comissões do mesmo.
2. Depois consulte essas comissões em Financeiro/Contas a pagar/Títulos, entre na aba "Impostos", clique na lupa para verificar o número da guia:


3. Depois acesse Financeiro/Contas a pagar/Títulos e efetue a consulta do título, abra a edição e depois efetue a exclusão da guia:

Atenção! Caso ela esteja paga, é preciso excluir a baixa primeiramente para conseguir excluir o título. Certifique com seu financeiro se poderá efetuar a exclusão.
2° OPÇÃO:
1. Esta opção é para caso não queira cancelar a comissão pelo fato dela já ter a guia de imposto. Acessar Comercial / Vendas / Comissões / Cadastro de Comissões poderá entrar na configuração e depois consultar a empresa e empreendimento referente ao contrato de venda, em seguida abrir a edição:

2- Nas configurações, ao final da página terá a opção "Cancelamento de comissão", com isso poderá alterar a configuração para a opção "Não cancelar automaticamente":
Desta forma ao realizar o distrato a comissão não será cancelada e em seguida, poderá desfazer a configuração acima.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!