Atenção! Esta funcionalidade em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo.
Esse artigo irá demonstrar como poderá realizar o cadastro de título a pagar utilizando a nova ação a partir do leitor de PDF com IA. Com essa nova funcionalidade esperamos reduzir esforço e erros manuais ao automatizar parte do processo de criação de títulos a pagar. Utilizar inteligência artificial para ler PDFs e sugerir o preenchimento automático dos campos do sistema, mantendo o controle final nas mãos do usuário.
Pré-requisito
Possuir rotina de cadastro de título a pagar (Financeiro / Contas a Pagar / Títulos).
Passo a passo
Como acessar: Acessar Menu - Financeiro / Contas a Pagar / Títulos.
Cadastro de título a pagar:
Na imagem abaixo é possível visualizar a tela de cadastro de título, com novo botão de ‘Ações de cadastro’, permitindo duas funções:
Novo título: Mantem o comportamento atual de cadastro manual de título a pagar.
Novo título com IA: Realiza a leitura de arquivo PDF e realiza o pré preenchimento dos campos Número do documento, Empresa, Credor, Data de emissão, Valor total, Parcelas, Desconto, Data contábil, Indexador, Data base, Data 1º vencimento e Data 1ª competência.
Ao selecionar ‘Novo título com IA’, será aberto uma modal, que permite escolher um arquivo para a leitura, desde que esteja em formato PDF e tenha até 5MB.
O selecionar o botão ‘Continuar’, o arquivo será processado para extrair as informações relevantes.
Após processar, ele avisará que os dados foram extraídos com sucesso e informará que o PDF será anexado e que os dados serão incluídos automaticamente no cadastro de títulos a pagar.
Ao clicar no botão ‘Continuar’, o título ficará na consistência ‘Em inclusão’, trazendo previamente preenchido os campos lidos no PDF, que são: Número do documento, Empresa, Credor, Data de emissão, Valor total, Parcelas, Desconto, Data contábil, Indexador, Data base, Data 1º vencimento e Data 1ª competência.
Dica! Para que puxe o indexador automaticamente, é necessário que o parâmetro 499 - ‘Código do indexador padrão para cadastro de títulos a pagar’ esteja configurado com o indexador padrão desejado.
Os demais campos obrigatórios, como Documento e Apropriação de despesas por centro de custo devem ser preenchidos manualmente para finalizar o cadastro e tornar o título consistente.
Atenção! Em qualquer uso de automação com inteligência artificial é recomendado checar os dados para que não tenham incoerências.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!